Protesto contra “cura gay”, Feliciano e ato médico reúne 4 mil pessoa SP

Protesto contra “cura gay”, Feliciano e ato médico reúne 4 mil pessoa SP

Manifestação contra "cura gay" | Fonte Terra
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Ao menos 4 mil manifestantes participaram, na noite desta sexta-feira, de um protesto pacífico para pedir a derrubada do projeto de lei que ficou conhecido como "cura gay", proposta que autoriza aos psicólogos a promover tratamentos com o objetivo de "curar" a homossexualidade, e foi aprovada na última terça-feira pela Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados, presidida pelo deputado Marco Feliciano (PSC-SP). O texto ainda precisa passar por duas comissões da Câmara antes de ser votada em plenário, mas o avanço do projeto preocupou militantes LGBT (lébicas, gays, bissexuais e transgêneros), que convocaram a passeata para pedir a saída de Feliciano da presidência da comissão.

"Nós não somos doentes. Nós não precisamos de tratamento. Nós somos felizes. Quem é doente, quem precisa de tratamento, é o deputado Feliciano", criticou Agripino Magalhães, 32 anos, militante homossexual e um dos organizadores do protesto.

Promovido pelas redes sociais, o protesto teve o apoio de profissionais da saúde que se uniram aos ativistas contra o que chamaram de "ingerência do Poder Legistativo" sobre o setor. Psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, enfermeiros e outros profissionais também se mobilizaram parapedir que a presidente Dilma Rousseff (PT) vete o chamado "ato médico", projeto de lei aprovado pelo Senado também na última terça que dá apenas a médicos o poder sobre certos atos que envolvem outras categorias.

"É uma ingerência do Legislativo tentar inferir qualquer proposta sobre a nossa profissão. Nós temos que ter autonomia, não cabe à Câmara criar propostas como essa", defendeu o psicólogo Sérgio Garcia, 33 anos, do Movimento Cuidar da Profissão.

"Esse projeto (da "cura gay") causa impactos sérios sobre a psicologia. Por outro lado, o ato médico traz consequências tanto para os profissionais da saúde e, principalmente, para a população que depende do SUS (Sistema Único de Saúde). É uma proposta absurda que cria uma reserva de mercado para os médicos. Se a Dilma não vetar, a saúde vai parar", completou o acumpunturista Yoichi Takase, 37 anos, ao explicar o porquê da união das duas causas em uma só manifestação.

Passeatas

Apesar do apoio mútuo, os manifestantes contrários à "cura gay" e ao ato médico marcharam em duas passeatas. Vestidos de branco e com nariz de palhaço, profissionais da saúde caminharam pela rua da Consolação e avenida Paulista carregando cartazes com a frase "Veta Dilma".

Já os manifestantes LGBT - cerca de 4 mil pessoas, segundo a Guarda Civil Metropolitana - repetiram o trajeto, gritando frases de ordem como "Feliciano sua hora já chegou"; "o povo tá na rua; a gente não tem cura" e "vem pra rua sem preconceito".

A manifestação ocorreu de forma pacifica e reuniu famílias, como a de Fabiana Pires e Fabiana Oliveira, que levaram a filha Gabriela, de 10 anos, para a passeata. A criança carregava um cartaz escrito: "minhas mães não precisam de cura".

"É a primeira vez que ela vem com a gente para uma manifestação. Queríamos que ela soubesse que não é um problema ser diferente. Nós e todos aqui somos felizes", disse Fabiana Oliveira.

FONTE:

Terra



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES