Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Governo e ONG firmam parceria pró turismo na Serra das Confusões

Compartilhe
Google Whatsapp

Nesta segunda-feira (18), a secretária do Trabalho e Empreendedorismo, Larissa Maia, recebeu os representantes da Organização Não-Governamental italiana Cooperação para Desenvolvimento do Países Emergentes. A visita teve o objetivo de apresentar o programa Brasil Próximo, além de iniciar uma conversa sobre a união de ações entre a ONG e o órgão estadual.

O programa de cooperação internacional visa aproximar, cada vez mais, regiões italianas e brasileiras. Resultado de uma série de atividades que as regiões Umbria, Marche, Toscana, Emilia Romagna e Ligúria têm feito no Brasil, as ações constroem uma rede de políticas, oportunidades e intervenções para acompanhar os processos endógenos de desenvolvimento local integrado, solidário e sustentável.



No Piauí, o Brasil Próximo é coordenado pela Cospe e conta com dois projetos, que segundo o representante brasileiro da ONG, Fernando Barbosa, se interligam. ?Um deles trabalha com o apoio à promoção de processos de democracia participativa e às políticas sociais no território da Serra das Confusões e o outro com a valorização turística da região, através do apoio ao desenvolvimento econômico local?, explica.

Ainda de acordo com Fernando, os projetos visam realizar ações de apoio à instituição de um Observatório, à ativação da secretaria técnica do pacto territorial, à realização dos laboratórios itinerantes de informação, formação e animação territorial na Serra, além de gerir o grupo de mobilização local, elaborar o plano executivo de valorização, realizar infraestruturas, promover e lançar o Parque da Serra das Confusões, dentre outros.

Para a secretária Larissa Maia, a conversa inicial foi importante para o surgimento e planejamento de ideias conjuntas que possam melhorar a região e incentivar o turismo, já que as questões entram no âmbito da inclusão produtiva, objetivo da Setre. ?Sou uma entusiasta da inclusão por meio do empreendedorismo e vejo que na região da Serra podemos atuar com um novo olhar, através, por exemplo, de cadeias produtivas? ressalta.

Na ocasião, a ONG tomou conhecimento das ações de fomento ao empreendedorismo, associativismo e cooperativismo desenvolvidas pela Setre, como a Agência de Empreendedorismo (AgE) e a Incubadora de Talentos, que trabalha com a inclusão produtiva através do tratamento de resíduos sólidos. Para uma explicação mais aprofundada de objetivos e metas do programa e construção de atividades que o envolvam, uma nova reunião foi marcada para o dia 26 deste mês com as três diretorias da secretaria.


Tópicos
Compartilhe
Google Whatsapp

veja também

Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se