Parceria entre Prefeitura e Codevasf garantirá mil cisternas em Cocal

Parceria entre Prefeitura e Codevasf garantirá mil cisternas em Cocal

Foto reprodução ASCOM | ASCOM
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Foi realizada na manhã desta quarta-feira (21/08), no Auditório da Prefeitura de Cocal uma reunião com representantes da Câmara Municipal, Secretarias do Governo Municipal e Associações.

O objetivo da reunião foi a apresentação do "Programa Água para todos" do Governo Federal, desenvolvido pelo Ministério da Integração Nacional, através da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf). A reunião atendeu a uma solicitação da Prefeitura de Cocal, através da Secretaria Municipal de Agricultura, que vê o projeto como uma excelente saída para amenizar o sofrimento da população rural que será beneficiada com cisternas de captação de água da chuva.

O Prefeito Rubens Vieira (PSDB) fez a abertura da reunião, onde anunciou que através de reivindicações feitas à FUNASA (Fundação Nacional de Saúde) e AGESPISA ( Águas e Esgotos do Piauí S.A), Cocal será beneficiada com dois reservatórios de água com capacidade para 500 mil litros no Bairro São Francisco, devido ser o ponto mais alto da cidade. Além da perfuração de três poços e instalação de sistema simplificado de abastecimento d"água (construção de adutoras e implantação de chafarizes) que levará água encanada diretamente as torneiras das casas de localidades da Zona Rural como: Jabuti, Campestre, Vidéu, Contendas, Camará, dentre outras. As obras iniciarão no próximo mês.

Em seguida a reunião foi ministrada pelo Engenheiro Agrônomo José Robson Mororó de Menezes, da empresa ENGECOR ENGENHARIA, empresa contratada pela CODEVASF para a execução do programa. Robson mostrou os critérios para se enquadrar como beneficiário e falou sobre a importância e necessidade de criação do Comitê Municipal. Ainda de acordo com ele, a previsão é de que cerca de mil cisternas sejam instaladas no município de Cocal dentro dos próximos meses, o que significa um investimento na ordem de R$ 5 milhões. Além das cisternas, com capacidade para 16 mil litros cada, o beneficiário receberá as tubulações, conexões, bomba manual, calhas e todas as orientações técnicas necessárias para o bom uso. Após a apresentação, foi criado então o Comitê, assim composto:

Presidente ? Alexandre de A. Brito;

Vice-Presidente ? Francisca A. Portela;

1º Secretário ? Maria de Fátima Costa;

2º Secretário ? Maria do Livramento N. Alves;

1º Suplente ? Edmilsom F. do Nascimento;

2º Suplente ? Francisco Alves Domingues;

MEMBROS: Antonio Carlos C. de Pinho, Maria Nayane de B. Brito, Marli Carvalho Silva, Roseli Almeida Tupinambá, Francisco de Assis A. de Sousa, Raimundo N. F. Cardoso e Francisco do N. Galeno.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES