Solenidade marca a abertura da Conferência do Plano Municipal de Educação em Cocal

Solenidade marca a abertura da Conferência do Plano Municipal de Educação em Cocal

Foto Reprodução: ASCOM | ASCOM
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Abertura da Conferência do PME (Plano Municipal de Educação) de Cocal foi realizada na manhã deste sábado (30/05). Com ampla participação dos mais diversos segmentos da sociedade civil organizada, instituições governamentais e não governamentais, representantes da educação municipal, estadual, privada e de universidades, do poder legislativo municipal, está empenhada na elaboração do texto-base, que será discutido com a sociedade civil.

A cerimonia iniciou às 08:00 horas e transcorreu ao longo do dia, até às 17:00 horas e foi realizada no auditório da SEMED. O encontro teve como objetivo principal, conhecer e discutir o Plano Nacional e alinhar o Plano Municipal de Educação (Decênio 2015/2025). As equipes aprovaram uma proposta que será encaminhada à Secretaria Municipal de Educação (SEMED), que o enviará ao Poder Executivo e posteriormente à Câmara Municipal de Vereadores para apreciação e votação do plano que se transformará em lei.

No Plano Municipal de Educação foram estabelecidas metas para garantia do direito à educação, desde a educação infantil até o 9° ano do ensino fundamental. A cidade de Cocal já possui um Plano Municipal e agora será feita uma adequação de acordo com as metas estabelecidas no PNE (Plano Nacional de Educação) previsto na Constituição, Lei Federal nº13.005, que entrou em vigência em junho de 2014 e valerá por 10 anos.

Para o Prefeito Rubens Vieira, o texto-base é um instrumento de grande importância para o debate público. Segundo ele, a participação da sociedade é fundamental para a consolidação do documento. "A nossa intenção é de construir um Plano com a participação de todos, visando alternativas e soluções educacionais para os próximos dez anos da educação cocalense", ressaltou.

A Secretaria Municipal de Educação- Prof.ª Raimundinha Albuquerque destacou a importância deste debate e a participação da sociedade durante as adequações que serão realizadas na elaboração do novo Plano Municipal. "Este é um momento importante para o futuro da educação de nosso município, pois as pessoas precisam ter o conhecimento das metas e avanços do Plano devem ser elaborados em conjunto e não somente por uma ou algumas pessoas. É preciso pensar em uma educação universal, ou seja, uma educação para todos e com qualidade, pois este é o nosso compromisso".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES