26 prefeitos podem perder mandato no Piauí

26 prefeitos podem perder mandato no Piauí

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Dos 224 prefeitos eleitos no pleito de 2012, 26 já respondem a ações que questionam seus mandatos na Justiça Eleitoral do Piauí. De 1º de janeiro a 31 de março deste ano foram autuados no Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) 47 Recursos Contra Expedição de Diploma, que apesar de se nomear como recurso, trata de ação que visa desconstituir o diploma.

A maioria dessas ações foram impetradas por candidatos ou coligações contra candidatos eleitos a prefeito, vice-prefeito e vereador nas eleições de 2012.

Apenas dois processos foram propostos pelo Ministério Público Eleitoral. Nessas ações, as partes autoras pleiteiam a cassação dos diplomas de 26 prefeitos, 27 vice-prefeitos, 21 vereadores e 18 suplentes de vereadores. Mais de 70% desses processos tem como fato motivador suposta captação ilícita de sufrágio, ou seja, compra de votos.

Em seguida, se destacam supostos casos de inelegibilidade em razão de ausência de desincompatibilização de cargo público, rejeição de contas, vida pregressa e parentesco.

Os prefeitos que podem respondem à ações questionando os mandatos obtidos ano passado são Maria Neta de Souza Santos Nunes, de Angical do Piauí; Antônio Rodrigues dos Santos Filho, prefeito,de Barra D`Alcântara; Luciano Fonseca de Sousa, prefeito de Bertolínia; José Joaquim de Sousa Carvalho, prefeito de Cabeceiras;

Reidan Kléber Maia de Oliveira, de Curimatá; Alecxo de Moura Belo, de Dom Expedito Lopes; Everardo Araújo de Moura Carvalho, de Isaías Coelho; Quirino de Alencar Avelino, prefeito de Itaueira; Gilson Castro de Assis, prefeito de João Costa; Maria Salete Rego Medeiros Pereira da Silva, prefeita de Miguel Alves.

Também consta na lista divulgada pelo TRE-PI, Paulo César Vilarinho Soares, prefeito de Palmeirais; Hernandes José de Sá Rodrigues, prefeito de Pedro Laurentino; Francisco Geronço, prefeito, de Porto; Jandira Nunes Martins, prefeita de Santa Cruz do Piauí; Gil Carlos Modesto Alves, prefeito de São João do Piauí;

Valdemar dos Santos Barros de São José do Peixe; Afonso José Damásio da Silva, de São Miguel da Baixa Grande; José Lincoln Sobral Matos, de São Miguel do Tapuio; Avelar de Castro Ferreira, prefeito de São Raimundo Nonato; Ângelo Pereira de Sousa, prefeito, de Sebastião Leal; Luiz Neto Alves de Souza, de Amarante;

Elvina Borges da Mota Andrade, de Canavieira; Ana Cláudia do Ó Silva de Currais; Manoel Emídio de Oliveira, de Marcos Parente; Eduardo Alves Carvalho, de Regeneração e Arinaldo Antônio Leal, de Vila Nova do Piauí. matéria sávia barreto.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES