53% dos eleitores querem a unificação das eleições

53% dos eleitores querem a unificação das eleições

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A maioria dos piauienses quer a unificação das eleições no País. 53,83% dos eleitores do Estado preferem votar em um único dia para os cargos no Executivo (prefeito, governador, presidente) e no Legislativo (vereadores, senadores, deputados estaduais e federais).

Já 41,34% querem manter o sistema como está, com a realização de eleições a cada dois anos, alternando-se as disputas municipais com o pleito para cargos estaduais e federais. 4,84% não sabem opinar sobre a mudança no período eleitoral. É o que aponta pesquisa do Instituto Piauiense de Opinião Pública (Amostragem) para o Sistema Integrado de Comunicação Meio Norte.

A unificação das eleições faz parte do debate sobre a reforma política exigida nas manifestações por todo o País. O senador Romero Jucá (PMDB-RR) é autor de Proposta de Emenda à Constituição (PEC 71/12) em tramitação no Senado que prevê a coincidência de mandatos para a eleição estadual, municipal e federal.

De acordo com a proposição, a partir de 2022 os eleitores poderão votar no mesmo dia para todos os cargos eletivos. Jucá explicou que, para fazer coincidir os pleitos numa única eleição geral, realizada a cada quatro anos, vereadores e prefeitos eleitos em 2016 terão mandatos de seis anos, em vez dos quatro anos atuais, caso a proposta seja aprovada.

A pesquisa entrevistou 1.137 eleitores com 16 ou mais anos de idade residentes e com domicílio eleitoral em 46 municípios. A amostragem é não aleatória por cotas de sexo, faixa etária, grau de instrução, classe de renda, microrregião e municípios. A margem de erro da pesquisa é de 2,85% para mais ou para menos.

As entrevistas domiciliares e individuais foram feitas nas regiões e municípios: Baixo Parnaíba Piauiense (Piripiri, Barras, Esperantina, Nossa Senhora dos Remédios); Litoral Piauiense (Parnaíba, Luís Correia, Buriti dos Lopes); Teresina (Teresina, União, Altos, Coivaras); Campo Maior (Campo Maior, Pedro II, Castelo do Piauí, Domingos Mourão); Médio Parnaíba Piauiense (Amarante, Regeneração, Barro Duro); Valença do Piauí (Valença do Piauí, Elesbão Veloso, Aroazes); Alto Parnaíba Piauiense (Uruçuí, Ribeiro Gonçalves); Bertolínia (Colônia do Gurgueia, Landri Sales, Bertolínia);

Floriano (Floriano, São Miguel do Fidalgo); Alto Médio Gurgueia (Bom Jesus, Palmeira do Piauí); São Raimundo Nonato (São Raimundo Nonato, Coronel José Dias); Chapadas do Extremo Sul Piauiense (Corrente, Cristalândia do Piauí); Picos (Picos,Oeiras, São João da Varjota); Pio IX (Pio IX, Alagoinha do Piauí); Alto Médio Canindé (Paulistana, São João do Piauí, Jaicós, Campo Grande do Piauí).

73,18% são a favor fim do voto obrigatório no País

Os piauienses não querem mais ser obrigados a votar. 73,18% se dizem contra a obrigatoriedade e apenas 24,71% defendem o atual modelo onde o voto é obrigatório e quem não comparecer às urnas sofre uma série de sanções e ainda paga multa à Justiça Eleitoral. Apenas 2,11% preferiram não opinar sobre a questão.

Na última quarta, 02, a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado rejeitou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 55/2012, do senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES), que institui o voto facultativo.

Apenas de rejeitada a proposta terá nova discussão pelo Plenário. A garantia foi dada pelo presidente da CCJ, Vital do Rego (PMDB), segundo ele, em nome do debate.

O texto mantém a obrigatoriedade do alistamento eleitoral a partir dos 18 anos, mas desobriga o eleitor de votar. Depois de mais de duas horas de debates, foi derrotado o relatório favorável à matéria, do senador Pedro Taques (PDT-MT), que recebeu 16 votos contrários e seis a favor.

COLIGAÇÕES - 52,51% dos piauienses é a favor da manutenção das coligações partidárias para as eleições proporcionais de deputados e vereadores. O sistema que leva em consideração a legenda e coeficiente eleitoral. Já 32,81% são são a favor do fim das coligações e os idecisos somam 14,69%.

REELEIÇÃO - Os piauienses estão divididos sobre o fim da reeleição e a ampliação do mandato para cinco anos. 43,71% são a favor da reeleição. Já os favoráveis a mudança somam 49,43%. Os indecisos são 6,86%.

48% querem financiamento público e privado na eleição

A maioria dos eleitores piauienses - 48,02% - prefere manter o financiamento de campanha como acontece atualmente com a aplicação de verbas públicas e doações de empresas e pessoas físicas.

Outros 31,57% querem um financiamento exclusivamente pú-blico, com recursos do Governo Federal, para as eleições no País. E 20,40% não sabem e não opinam.

Os dados são da pesquisa do Instituto Piauiense de Opinião Pública (Amostragem) para o Sistema Integrado de Comunicação Meio Norte.

O formato ideal de financiamento das campanhas eleitorais é um dos principais entraves para o projeto de reforma política.

Deputados e representantes de entidades da sociedade civil defendem propostas que variam entre o financiamento público exclusivo e modelos mistos, com associação de verbas públicas e privadas.

Hoje as campanhas são financiadas por recursos públicos e privados. O orçamento da União compõe parte do fundo partidário, e empresas e pessoas podem fazer doações privadas aos candidatos.

Para a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), contudo, as empresas devem ser proibidas de financiar as campanhas eleitorais. A OAB, inclusive, já apresentou uma ação direta de inconstitucionalidade (4650/11) para proibir as doações de pessoas jurídicas em campanhas. A ADI está sendo analisada pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

VOTO NO PARTIDO - A pesquisa mostrou ainda que o eleitor ainda prefere votar no candidato que no partido no Piauí. 78,8% prefere manter o sistema de votação como está atualmente, e apenas 13,37% quer a mudança para o voto no partido. Os indecisos somam 7,83%.

PLEBISCITO - O levantamento ainda aferiu a opinião dos piauienses sobre a realização de plebiscito ou referendo para tratar de temas da reforma política no Brasil. A maioria dos eleitores - 54,09% - prefere o plebiscito, que é aplicado antes da criação do ato legislativo ou administrativo visando a aprovação de uma lei a ser criada.

Já para 17,06% o melhor seria o referendo que é convocado e aplicado depois da criação do ato legislativo ou administrativo, por meio do qual o cidadão pode ratificar ou rejeitar a proposta de lei já criada. Mais 28,85% preferem não opinar sobre o melhor modelo para discutir a reforma política com a população no País.fonte Ananias Ribeiro



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES