Devido piracema, 35 mil pescadores vão parar no Piauí

Devido piracema, 35 mil pescadores vão parar no Piauí

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O encontro de pescadores para marcar o início da piracema (período em que a pesca é proibida) aconteceu no domingo (10) no Encontro dos Rios. Durante este período, cerca de 35 mil pescadores vão ficar sem trabalhar e contarão com o ?Seguro Pesca?, benefício que dá direito a um salário mínimo durante os quatro meses da Piracema.

O evento, iniciado com uma missa e um café da manhã , contou com a participação do Governador Wilson Martins, da diretora do Sistema Nacional de Empregos (Sine -PI), Betânia Rios e da comunidade em geral. ?Estamos sempre a disposição dos sindicato dos pescadores. O seguro programado pelo Governo Federal em parceria com os governos estaduais é fundamental para ajudá-los durante esses 4 meses?, declarou Wilson Martins.

Ele acrescentou que o governo dará todo o apoio necessário para contribuir com o sindicato de pescadores e prometeu fazer uma parceria com a classe no próximo ano. De acordo com Betânia Rios, diretora do Sine, este é o primeiro encontro em que além de marcar o início da Piracema, tem como objetivo valorizar os pescadores, já que é a profissão mais antiga do mundo.

?O pescador é um homem de fé, que sai cedo de casa para sustentar a família. Então, é importante que o governo assegure o sustento dessas famílias?, afirma Betânia. Para isso, os pescadores receberão quatro salários mínimos de dezembro a março. Ainda segundo a diretora, no período 2012/2013, foram beneficiados quase 28 mil pescadores do Piauí e ao todo foram gastos 80 milhões som o seguro. Este ano, a expectativa é por volta de 35 mil pescadores e um valor de 100 milhões.

Sindicato incentiva respeito à piracema- O presidente do Sindicato, Francisco Aquino, pescador desde os 13 anos de idade, afirma que parar as atividades é muito proveitoso. ?Vamos receber sem trabalhar. Ninguém nunca viu isso, só nós, pescadores, que temos esse privilégio. E é importante parar, porque se não parar, futuramente não vai ter mais peixes?, diz.

Francisco ainda acrescenta que sempre aconselha a todos os pescadores que respeitem a Piracema e a reprodução dos peixes e lembra que o apoio do governo e do Sine são fundamentais para garantir a sobrevivência destes profissionais. ?O seguro é muito importante. É algo que precisamos muito e que o governo nos dá como forma de sobreviver. O Sine também é muito importante para a gente, porque sempre ajuda a resolver nossos problemas?, conta.fonte Flavia araujo



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES