MP-PI diz que leis aprovadas a favor da vaquejada são inconstitucionais

MP-PI diz que leis aprovadas a favor da vaquejada são inconstitucionais

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Ministério Público do Piauí, através do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAODMA), expediu nota em que expressa posicionamento contrário à realização das vaquejadas no Estado.

O Governo do Estado do Piauí e a Prefeitura Municipal de Teresina já promulgaram leis que reconhecem a vaquejada como atividade desportiva e cultural.

A Promotora de Justiça Denise Costa Aguiar lembra que esse argumento não pode ser utilizado para burlar os regramentos que proíbem a submissão de animais aos maus-tratos e a crueldade.

Segundo o MP-PI, as leis que "regulamentam"a vaquejada afrontam a própria Constituição Federal, que confere ao Poder Público o dever de proteger a fauna e a flora, vedando as práticas que representem risco.

O Ministério Público considera que as leis recentemente publicadas sobre as vaquejadas são inconstitucionais, e já enviou ofícios aos órgãos responsáveis, para apreciação junto ao STF.

O Centro de Defesa do Meio Ambiente também disponibiliza modelo de ação civil pública para que os promotores de Justiça atuem a nível pontual, em seus respectivos municípios.

Em Teresina, o prefeito Firmino Filho (PSDB) vetou o projeto do ex-vereador Urbano Eulálio (PSDB) que regulamenta a prática de vaquejada na capital. O veto, porém, foi derrubado pelos vereadores. O assunto dividiu a Casa: ao todo, foram 17 votos contra o veto e a favor da vaquejada, e 10 votos defendendo o veto.

De acordo com a veterinária Roseli Klein, da Associação de Proteção e Amor aos Animais (APIPA), as competições entre vaqueiros são especialmente cruéis, porque o boi é derrubado pelo rabo.fonte sávia barreto



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES