Piauí perde 2 deputados federais e 6 estaduais

Piauí perde 2 deputados federais e 6 estaduais

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com apenas dois votos contrário, o da presidente, ministra Carmen Lúcia, e do ministro Marco Aurélio Melo, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou a perda de dois deputados federais, como consequência a perda de seis deputados estaduais. Há uma proporcionalidade do número de deputados estaduais em relação ao número de deputados federais.

Com a decisão do TSE, na noite de terça-feira, o Piauí tem o número de deputados federais reduzido de dez para oito parlamentares e de 30 para 24 deputados esta-duais, a partir das eleições de 2014.

Oito Estados perderam parlamentares em suas bancadas na Câmara dos Deputados ? Piauí, Espírito Santo, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Alagoas, Paraíba, Pernambuco. A Paraíba e o Piauí perderam dois deputados federais.

O Tribunal Superior Eleitoral decidiu por cinco votos a dois alterar a quantidade de deputados federais de 13 Estados para as eleições de 2014. O novo cálculo foi feito com base dos dados do Censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Atualmente, a divisão das 513 cadeiras da Câmara tem por base a população dos estados em 1998. Se algum estado considerar inconstitucional a nova divisão, pode recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Pelos dados apresentados pelo TSE, os estados de Alagoas, Espírito Santo, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul perderão uma cadeira. Paraíba e Piauí perderão dois deputados.

Ganharão mais uma cadeira Amazonas e Santa Catarina. Ceará e Minas Gerais passarão a ter mais dois deputados.

O Pará foi o maior beneficiado - passará de 17 cadeiras para 21. O estado de São Paulo continuará com 70 cadeiras.

A decisão, conforme estabeleceu o TSE, terá impacto nas assembleias legislativas e na Câmara Legislativa do Distrito Federal. A proposta aprovada foi apresentada pela ministra Nancy Andrighi, relatora de ação apresentada pela Assembleia Legislativa do Amazonas para que fosse feita a redefinição das cadeiras em razão do aumento populacional de diversos estados. Segundo os dados apresentados, o Amazonas ganhou duas novas cadeiras - de 8 para 10.

A legislação estabelece que a Câmara deve ter 513 deputados. Cada estado deve ter entre 8 e 70 parlamentares, a depender do tamanho da população. A Constituição diz que o número de deputados de cada bancada deve ser definido no ano anterior às eleições.fonte, Efrem Ribeiro..

TÓPICOS:Piauí perde deputados COMPARTILHE:FacebookTwitterGoogle +



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES