Acompanhados pela Superintendência de Meio Ambiente, analistas da Codevasf visitam os rios Corrente e Paraim

Acompanhados pela Superintendência de Meio Ambiente, analistas da Codevasf visitam os rios Corrente e Paraim

Visita da Codevasf | Viviane Setragni
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Superintendência de Meio Ambiente e Recursos Renováveis de Corrente acompanhou na manhã desta quarta-feira (22) a visita de Analistas da Codevasf ao interior município. Acompanhados pelo Superintendente Jesy Jr. e pelo Ambientalista Hermes Tuxaua, o Engenheiro Agrônomo e Analista de Desenvolvimento Sustentável Francélio Pereira de Souza e a Engenheira Ambiental e Analista de Desenvolvimento Sustentável Wellian Moreira dos Santos foram até determinados pontos dos rios Corrente e Paraim, com o objetivo de constatar o processo de degradação pelos quais ambos estão passando.

Jesy Jr. os levou primeiramente à localidade de Vereda da Porta, distante 8 quilômetros da nascente do Rio Corrente, onde o fluxo e a pureza da água ainda estão conservados. Já na localidade de Itagi, alguns quilômetros abaixo, o fluxo de água é consideravelmente menor.

O Rio Paraim também foi visitado, primeiramente na localidade de Morro Redondo, onde está ainda conservado, posteriormente na localidade de Paraim de Baixo, em que resta apenas um filete de água, e finalmente na localidade de Certeza, com o rio completamente seco.

Santos avalia que a degradação tem diversos motivos, a começar pela ausência de proteção das nascentes de ambos os rios, pela destruição da mata ciliar em todo o percurso e pela falta de conscientização dos moradores ribeirinhos, principalmente os pecuaristas, que insistem em desviar o leito do rio. O Agrônomo lamenta ainda o fato das duas nascentes terem ficado de fora da área demarcada do Parque das Nascentes do Rio Parnaíba e avalia que se uma medida não for tomada pelo poder público, no sentido de proteger as nascentes, em um futuro muito próximo os dois rios poderão estar completamente secos.

A sujeira encontrada em todos os trechos dos rios não passou despercebido pelo Agrônomo, que destacou a importância da conscientização e educação ambiental da comunidade.

Os dados coletados serão utilizados nesta quinta-feira durante o II Seminário de Revitalização da Lagoa de Parnaguá e da Microbacia do Rio Paraim, por iniciativa da Prefeitura Municipal de Parnaguá em parceria com o Ibama.

A Superintendência de Meio Ambiente e Recursos Renováveis de Corrente também estará presente no seminário, debatendo sobre as principais necessidades para a preservação e revitalização da Microbacia.

Jesy Jr. afirma que a Prefeitura de Corrente tem tomado diversas medidas paliativas no sentido de recuperar o fluxo dos rios, mas a situação que a cada ano se apresenta, tendo como agravante a forte estiagem que assola a região, exigem que medidas mais enérgicas sejam tomadas, desde a promoção de ações educativas nas escolas e nas comunidades até a realização de grandes projetos de revitalização. “Enfatizando que este processo deverá ter a participação ativa da comunidade. É impossível que o poder público sozinho consiga a recuperação destes rios”, destacou.

ASCOM

 




Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES