FESPI aprova, em assembleia, contrato de comodato com a UESPI

FESPI aprova, em assembleia, contrato de comodato com a UESPI

Conselho FESPI | Viviane Setragni
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Fundação de Ensino Superior do Sul do Piauí (FESPI) reuniu-se em assembleia na manhã de segunda-feira (26). Dentre os assuntos deliberados dois foram de especial relevância, a eleição do Conselho Diretor e do Conselho de Curadores e a análise da minuta do contrato de comodato do imóvel em que a UESPI está instalada, imóvel este de propriedade da  FESPI.

A Assembleia foi presidida por Hamilton Pacheco Cavalcante, atual presidente da FESPI, e teve a participação dos seguintes membros:  Jesualdo Cavalcanti Barros, Jackson Cunha Nogueira, Hélio Paranaguá, João Cavalcanti Barros, Flávio Rivelino Cavalcanti Barros, representando o espólio de José Alves Barros, Antonino Rocha Barros, representando o espólio de Doan Paraguassú, Manoel de Araújo Nogueira, representando o Instituto Batista Correntino e a Secretária Municipal de Educação, Esportes e Cultura representando a Prefeitura Municipal de Corrente.

Primeiramente foi  realizada a eleição do Conselho Diretor, sendo o advogado Hamilton Pacheco Cavalcante reeleito para o cargo, seguida da eleição do Conselho de Curadores.

Após a eleição, o presidente da assembleia colocou em pauta a análise do contrato de comodato a ser firmado entre a fundação e a UESPI. O assunto foi brevemente discutido, sendo que os membros foram unânimes em sua decisão favorável, pondo fim a um impasse que há 20 anos aguardava pelo seu desfecho.

O instituidor da FESPI, Jesualdo Cavalcanti Barros, manifestou o seu posicionamento favorável, entretanto fez questão de registrar sua preferência pela independência do Campus de Corrente. “Na verdade gostaríamos que a cidade de Corrente tivesse seu próprio Centro Universitário, intenção que quase se tornou realidade no ano de 2007. A região tem suas peculiaridades e a distância da Administração Superior é prejudicial neste sentido. Teríamos mais cursos voltados para a nossa realidade e autonomia para tomar decisões pontuais. De qualquer forma, esperamos que, com a decisão de hoje, a Universidade Estadual tenha muito sucesso nesta nova etapa e que os acadêmicos sejam favorecidos da melhor forma possível”.

A Secretária Municipal de Educação Maria do Socorro Cavalcanti fez questão de declarar o seu voto em nome da Prefeitura Municipal de Corrente. “Como representante da Prefeitura Municipal, portanto do povo de Corrente, gostaria de registrar a minha satisfação de, ao acordar com esse comodato, preservar o ideal que originou a FESPI, qual seja o de ofertar o ensino superior em Corrente. Nessa oportunidade gostaria de apelar à UESPI para que, doravante, utilize este patrimônio de forma mais zelosa, de maneira a melhor preservar estes bens. Também desejar que essa nova parceria possa produzir frutos mais generosos, com a oferta de novos cursos, que atendam os anseios de nossa comunidade de forma mais continuada”.

A comunidade acadêmica aguarda ansiosa pelo desfecho positivo do acordo entre as instituições, já que a regularização da UESPI no imóvel permitirá a captação de recursos de emendas parlamentares e de institutos de pesquisa. Para celebração do contrato, por sugestão do Reitor da UESPI, Nouga Cardoso, uma solenidade será realizada

 

De acordo com a eleição realizada entre os membros presentes, o Conselho Diretor ficou desta forma definido:

Hamilton Pacheco Cavalcanti – presidente

Hélio Paranaguá – vice-presidente

Jesualdo Cavalcanti Barros

Antonino Rocha Barros,  representando o espólio de Doan Paraguassú

Flávio Rivelino Cavalcante Barros, representando o espólio de José Alves Barros

Suplentes:

Jackson Cunha Nogueira

MC Lemos

Jesy Júnior

João Rocha Mascarenhas

Luis Genésio França

 

Conselho de Curadores

Manoel de Araújo Nogueira, representando o Instituto Batista Correntino, presidente

Maria do Perpétuo Socorro Cavalcanti Barros, representando a Prefeitura Municipal de Corrente, vice-presidente

João Emílio de Sousa, representando o Colégio São José



Fonte: 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES