Mais de 460 profissionais da Educação participam do primeiro dia da Formação Continuada 2015 da SEMEEC de Corrente

Mais de 460 profissionais da Educação participam do primeiro dia da Formação Continuada 2015 da SEMEEC de Corrente

Semana Pedagógica | Viviane Setragni
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Teve início na manhã desta segunda-feira (9), a Semana Pedagógica da rede municipal de ensino de Corrente. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Educação, Esportes e Cultura e tem por objetivo cumprir com o compromisso de promover a formação continuada dos educadores e de todos os profissionais envolvidos no processo educativo, como diretores, coordenadores, orientadores, merendeiras, motoristas, vigias e auxiliares de serviços gerais. Mais de 460 profissionais compareceram ao evento, confirmando o comprometimento da classe com a qualidade do ensino do município.


O prefeito Jesualdo Cavalcanti deu início aos trabalhos e destacou a importância que a Educação deve representar para os gestores públicos. “A Educação deve ser prioridade absoluta em qualquer governo e para que ela funcione seus operadores devem estar sendo formados continuamente, e é este o sentido das atividades que terão início nesta manhã. Sejam todos bem vindos!”.


A Secretária de Educação Maria do Socorro Cavalcanti, fez uma apresentação dos dados da educação de Corrente e enfatizou a importância do professor na qualidade do ensino. “Temos obtido alguns resultados positivos, viabilizados pela gestão eficiente da equipe da Superintendência, coordenada pela professora Socorro Amorim. Mas a educação de excelência, que nós queremos dentro da sala de aula, esta somente os professores podem fazer e é neles que nós confiamos esta importante missão”.

A primeira palestra da manhã foi ministrada pelo professor Cleverson Moreira Lino, da Secretaria Estadual de Educação (SEDUC), com o tema “A casa, a rua e a escola: trilhas da educação”, lembrando que a educação de hoje não é mais a mesma dos séculos passados, pois os estudantes já chegam à escola imbuídos de conhecimentos. “Hoje o professor é um mediador do conhecimento, um moderador, que vai dosar e conduzir os alunos para o caminho que seja mais adequado e mais interessante. Ele precisa estar preparado para este papel, sem esquecer que o mais importante, neste momento, é a relação com o aluno, o que certamente fará toda a diferença no processo educativo”.

O segundo palestrante foi o representante do Instituto Qualidade de Ensino (IQE), José Gayoso, que tem sua sede em São Paulo e que acaba de completar 20 anos de atuação em todo o Brasil, tendo desenvolvido atualmente trabalhos com as prefeitura de Recife e Salvador, por exemplo, além das experiências no estado do Piauí, como no município de Cocal dos Alves, famosa pelos excelentes desempenhos dos seus alunos.

O tema abordado foi o da Gestão Participativa na escola, citado legalmente pela primeira vez na Constituição de 1988, em que os diversos entes da escola são chamados a participar ativamente do processo educativo, reforçando a autonomia escolar.

Nos próximos dias, a formação continuada “Somos Todos Educadores” terá prosseguimento, com a realização de oficinas e palestras sobre diversos temas, direcionados especificamente para os professores conforme a série com as trabalham e aos demais profissionais, conforme suas funções.



ASCOM



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES