V Conferência de Assistência Social discute aperfeiçoamento do SUAS em Corrente

V Conferência de Assistência Social discute aperfeiçoamento do SUAS em Corrente

Conferencia | Viviane Setragni
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Foi realizada na manhã desta terça-feira (04/08), no município de Corrente, a V Conferência Municipal de Assistência Social. O evento foi promovido pela Prefeitura de Corrente, através da Secretaria de Trabalho e Cidadania, em parceria com o Conselho Municipal de Assistência Social.

A Conferência teve como objetivo promover a discussão sobre a importância das políticas socioassistenciais , através do Sistema Único de Assistência Social (Suas), assim como propor novas diretrizes para o seu aperfeiçoamento, além de eleger delegados para a Conferência Estadual de Assistência Social.

O vereador Edilson de Araújo Nogueira, que representou o prefeito Jesualdo Cavalcanti na solenidade, ressaltou os avanços das políticas públicas no Brasil, desde o Fome Zero. “O país vive hoje uma nova realidade, onde milhões de pessoas deixaram de ser miseráveis, graças aos Programas Assistenciais introduzidos por esta gestão no âmbito Federal, e o aperfeiçoamento destes programas, através do SUAS e do Cadastro Único, garantem que esta população continue recebendo a devida assistência”.

A Secretária de Trabalho e Cidadania, Maria de Fátima Lustosa, destacou: “Em Corrente os avanços na área da Assistência Social tem sido consideráveis. A concretização do espaço próprio do CRAS tem permitido a prestação de relevantes serviços à população, com uma equipe de profissionais capacitados. Com uma média diária de 200 pessoas atendidas nos diversos programas oferecidos, com 4.200 beneficiários ativos, o município já pode comportar duas sedes do CRAS, sendo que a segunda já está em construção”.

A Palestra Magna foi ministrada pela Assistente Social Itatiara Martins, que apresentou a evolução das políticas públicas socioassistenciais no país, até chegar ao SUAS, e a sua importância como garantia de atendimento à comunidade que necessita dos serviços assistenciais. “No passado a Assistência Social era um favor, hoje é um direito garantido por lei”, colocou.

No encontro também foram realizadas discussões em cinco eixos temáticos, como “Dignidade Humana e Justiça Social”, “Participação Social como fundamento do Pacto Federativo do SUAS”, “Primazia da responsabilidade do Estado”, “Qualificação do Trabalho no SUAS” e Assistência Social é direito no âmbito do Pacto Federativo”.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES