Região Sul agora conta com serviço de urgência e emergência

Região Sul agora conta com serviço de urgência e emergência

Hospital Regional de Bom Jesus | portal jorrante
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador Wilson Martins e a equipe da Secretaria de Estado da Saúde inauguraram, neste sábado (12), a reforma e ampliação do Hospital Regional Manoel de Sousa Santos. O local agora conta com uma área de Urgência e Emergência, totalmente equipadas e prontas para atender a cidade e os municípios circunvizinhos.

Autoridades federais, estaduais e locais estiveram presentes na solenidade. Após o descerramento da placa inaugural o governador do Estado Wilson Martins, o prefeito da cidade Alcindo Piauilino, o superintendente de Assistência à Saúde da Sesapi, Ernani Maia visitaram as novas instalações daquela casa de saúde, que homenageia o ex-médico da cidade Francisco de Assis da Rocha Duarte.

?Nunca na história desse Estado a população está sendo tão bem atendida na própria região onde mora, perto de casa. Agora, com a ampliação da Urgência e Emergência o Hospital Regional de Bom Jesus, a interiorização dos serviços, com qualidade de atendimento e alta tecnologia, é uma realidade?, afirmou Wilson Martins.

Destacando as novas aquisições e serviços do Hospital de Bom Jesus, o superintendente estadual de Assistência a Saúde, Ernani Maia disse que mesmo durante a reforma, o HMSS continuou funcionando normalmente e agora a reforma traz a população a ampliação de vários serviços, como ortopedia, Raio X, Pronto Socorro, Obstetrícia e Ultrasom.

?Esta reforma mostra que trabalhamos com meta como sempre determinou a ex-secretária Lilian Martins. Agora o Hospital Regional de Bom Jesus vem para oferecer novos serviços à população, vem para agregar o que ainda não existe na região.

Melhorias dos Serviços.

De acordo com Mara Lígia, enfermeira chefe, em 2011 a média de atendimentos por mês do Hospital era de 1.812 pacientes. Atualmente, o local tem a capacidade de atender mais de 3.800 pessoas. A enfermeira aponta que os serviços de mamografia, ultra-sonografia, Sanvis (Atendimento as mulheres vítimas de Violência), Registro de bebes nascidos vivos, todos foram reeimplantados funcionando diariamente. ?Agora contamos com novas salas, enfermarias climatizadas, enfim locais que buscam humanizar o tratamento dos nossos pacientes. Percebemos no olhar dos funcionários e principalmente da população o alívio de se ter um bom serviço?, frisa a enfermeira chefe.

Para Custódia Maria, os servidores passam a ser outra ferramenta importante, mesmo com a chegada de novos equipamentos no Hospital. ?Não podemos esquecer que os nossos profissionais agoram estão mais empenhados para continuar prestando resolutividade e trabalho para essa região do Estado?, disse.

Alem desses serviços, a diretora informa que outros foram implantados como Acolhimento, Núcleo de Epidemiologia, Ouvidoria, Unidade Transfusional e Salas de Vacina. Para monitorar o desempenho dos serviços, a diretoria do HSSM destaca ainda as comissões criadas como a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPAS) e a Comissão de Controle de Infecção Hospitala (CCIH).

Total de Investimentos

Ao todo, a obra e a aquisição de equipamentos teve um investimento de aproximadamente R$ 1.370.000.000. Na Área de Urgência e Emergência pode-se encontrar sala de estabilização/ higienização, monitoramento constante de pacientes, sala de sutura, curativo e implantação do serviço de Triagem, além de Assistência Social e Fisioterapia.

Atualmente o hospital conta com 180 funcionários. São 14 médicos, sendo quatro especialistas em plantão de 24hs. ?Antes a reclamação era por falta de médicos no plantão, hoje temos no mínimo dois médicos no plantão. A climatização das salas foi outra grande conquista, com isso garantimos que continuaremos mandando o menor numero possíveis de pacientes para Teresina, porque temos mão de obra qualificada e equipamentos modernos?, disse Custódia Maria.

O morador da cidade, Irenio Silva, afirmou que o atendimento diminuiu muito seu sofrimento após ter que amputar uma perna, ?Graças a Deus tive um bom cuidado dos médicos daqui, estou satisfeito porque não passamos mais calor e as enfermeiras são atenciosas?, disse o autônomo de 32 anos.

O governador Wilson Martins, finalizou a visita no município garantindo mais investimentos na saúde pública em todo o estado. Ele também anunciou que cerca de R$ 1, 5 milhão serão investidos para construção em Bom Jesus de uma Unidade de Pronto Atendimento.

?Queremos trazer nos próximos anos a Upa, para isso já estão disponibilizadso esses recursos que ajudarão Bom Jesus e toda esta região. A resolutividade se da com ética e trabalho em equipe, encontramos isso também nos hospitais do norte do Estado como Campo Maior e Parnaíba, queremos mostrar que a saúde está melhorando e quem atesta isso é o povo, já que muitas Regionais agora contam com serviços que diminuem custos e riscos de vidas?, disse.

FONTE: Portal Jorrante http://www.piaui.pi.gov.br/noticias/index/categoria/2/id/4073



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES