A Cáritas Piauí realiza visita de campo na comunidade 'Sitiozinho'

A Cáritas está executando o programa P1+2 nos municípios de Campo Grande e Pio IX e a comunidade Sitiozinho em Dom Expedito Lopes foi escolhido para visita dos beneficiários desses municípios.

VISITA CARITAS | Josely Ecologista
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Cáritas está executando o programa P1+2 nos municípios de Campo Grande e Pio IX e a comunidade Sitiozinho em Dom Expedito Lopes foi escolhido para visita dos beneficiários desses municípios.

CONHECENDO O PROGRAMA!

O Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2) tem o intuito de ampliar o estoque de água das famílias, comunidades rurais e populações tradicionais para dar conta das necessidades dos plantios e das criações animais. O P1+2 integra o Programa de Formação e Mobilização Social para a Convivência com o Semiárido, da ASA – Articulação Semiárido Brasileiro.

Os objetivos do P1+2 são promover a soberania e a segurança alimentar e nutricional das famílias agricultoras e fomentar a geração de emprego e renda para as mesmas. A estratégia para alcançar esses objetivos é estimular a construção de processos participativos para o desenvolvimento rural do Semiárido brasileiro.

A comunidade Sitiozinho em Dom Expedito Lopes tem um grande potencial de desenvolvimento da agricultura familiar, uma comunidade que sabe aproveitar muito bem seus espaços em quintais para produção de hortas e outras culturas que mobilizam o crescimento das rendas familiares, como também as produções de casas de farinhas, castanhas de caju e ainda a cajuína. A visita da comitiva organizada por representantes da Caritas aconteceu no dia 05 pela manhã iniciando na fabrica de castanha de caju.

Confira entrevista com o Coordenador da Cáritas ao final da matéria.

Na ocasião os representantes da Cáritas o senhor Raimundo Azevedo e a senhora Francisca França Reuniram os visitantes do município de Pio IX no pátio da fábrica onde foram recebido pelo proprietário o senhor Edigar e seu pai O senhor Francisco proprietário de uma fábrica de cajuína e os representantes da prefeitura de Dom Expedito Lopes o Secretário de Agricultura Jordani Ferreira e o Coordenador de Meio Ambiente Josely Ecologista(BLOGUEIRO). Onde foram apresentados todos os participantes da capacitação e pronunciamento das autoridades presente, em seguida fizeram visita as dependências da fabrica de castanha e em algumas hortas de quintais produtivos.

QUEM SOMOS?!

A Cáritas Brasileira é uma entidade filantrópica criada em 1956 vinculada à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) como organismo da Igreja Católica. A Cáritas do Brasil faz parte da Rede Caritas Internationalis, de atuação social composta por 162 organizações presentes em 200 países e territórios, com sede em Roma.

No Piauí, a Cáritas Brasileira há vinte anos anima a caridade e solidariedade libertadora nas comunidades, grupos e famílias que se encontram em situação de exclusão social. Atua em todo o território piauiense com ações voltadas o apoio emergencial em razão de catástrofes naturais e/ou acidentais. Promove o fortalecimento do protagonismo das pessoas excluídas, o desenvolvimento local e sustentável, novas relações de gênero, raça e etnia, geração de renda na perspectiva da construção de uma Economia Popular e Solidária. Implantam ações que exercite o controle social de políticas públicas e também aquelas que potencializam as comunidades, grupos e pessoas na luta pela garantia dos seus direitos e promovendo cidadania.

Saiba mais no link: http://caritas-pi.blogspot.com/p/quem-somos.html



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES