Alunos da UFPI visitam pinturas rupestres em Dom Expedito Lopes

Alunos da UFPI visitam pinturas rupestres em Dom Expedito Lopes

Pinturas rupestres em Dom Expedito Lopes | Josely Ecologista
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Alunos do curso de História da Universidade Federal do Piauí (UFPI) Campos de Picos realizaram, nesta quarta-feira (27), uma aula de campo, no município de Dom Expedito Lopes, com foco nos sítios arqueológicos ainda não protegidos.

A excursão contou com a presença do Vereador, Kyldary Gonçalves e  Josely Ecologista, membros da Equipe de Ambientalistas Desbravadores DEL e com a presença do visitante. Leonidas Barros professor de História de Brasília – DF.
A iniciativa é da Professora Karla Oliveira“Esse trabalho, de trazer os alunos para essa aula de campo, tem a finalidade de tirar eles da sala de aula, mostrar as coisas de perto, para eles observarem a diferença entre os sítios não protegidos e os que são administrados e protegidos”.


Disse a prof. Karla Oliveira.

A aula foi realizada em três paredões com pinturas rupestre e uma breve passagem por um poço natural de beleza e lazer maravilhoso.

O primeiro ponto de visita foi o Paredão do Maribondo Amarelo, local batizado e catalogado pelo jornalista Amadeu Campos. O local tem uma imensa variedade de artes rupestres, com cores e texturas diferenciadas, Na visita os alunos ouviram a apresentação dos guias Kyldary e Josely que fizeram uma explanação sobre toda os paredões e a necessidades de uma datação histórica.

Paredão do maribondo Amarelo

Na sequência eles visitaram o Paredão do Saco dos Bois com gravuras talhadas nas rochas, parecidas com pegadas de animais desconhecido.

 Saco dos Bois! Pegadas Talhadas na Rocha.

O terceiro paredão foi nos Pequis onde tem varias gravuras de mãos no teto da caverna.

 Paredões nos Pequis, Gruta da Velha Seca.

Finalizando a visita os alunos foram até um local bastante visitado nessa época do ano, com varias formações rochosas e poço natural, local onde fornece um bom lazer. Tanque em Dom Expedito Lopes

Na semana que antecede o Carnaval os alunos vão visitar a Serra da Capivara e o museu do Homem Americano em São Raimundo Nonato.

Leo Barros

Leônida Barros, Professor de História da Secretária de Educação do DF, Membro e Presidente do Lions Club Brasilia Sobradinho. Membro das Lojas Maçonicas Acácia da Montanha e Mestre Ivaldo

Família de origem da Lagoa Grande Bocaina - PI.

“As pinturas rupestres são importantes documentos da pré-história. Elas nos mostram os costumes, a fauna e os utensílios conhecidos por nossos antepassados. Escrever ou riscar nas paredes de uma rocha pode destruir importantes vestígios do passado... representam uma forma de comunicação e expressão de nossos ancestrais. Além da importância para o estudo do passado, os governos descobriram que conservar os bens culturais é uma boa fonte de renda. Em todo o mundo, crescem o turismo ecológico e o turismo histórico.”

Acredito que um dia todas essa riquezas históricas seram observado por nossos governantes.

Josely Ecologista.

VEJAM IMAGENS DA TRILHA.







Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES