SEÇÕES

Secretaria de Saúde de Dom Expedito Lopes Intesiva ações do Novembro Azul alertando sobre o câncer de próstata.

JOSELY ECOLOGISTA

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No Brasil, doença é a segunda mais comum entre os homens

Passado o Outubro Rosa, que alerta e conscientiza as mulheres sobre o câncer de mama, agora é a vez dos homens, com o Novembro Azul, de alerta e conscientização sobre o câncer de próstata. A campanha, dirigida aos homens, tem o objetivo de alertar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e de outras doenças masculinas.

O câncer de próstata é considerado o sexto tipo da doença mais comum no mundo e o maior em incidência nos homens. No Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não melanoma). Também conforme o Instituto, em valores absolutos e considerando ambos os sexos, é o quarto tipo de câncer mais comum e o segundo mais incidente entre os homens.

Durante este mês, nas unidades de saúde de Dom Expedito Lopes, profissionais intensificam as ações de prevenção aos agravos das doenças masculinas e estão desenvolvendo atividades relacionadas à campanha de conscientização Novembro Azul.

Atividade coletiva em alusão ao novembro azul na comunidade buriti grande palestra sobre prevenção e câncer de próstata; atenção integrada a saúde do homem; dinâmica reflexiva. O evento contou com a participação das equipes ESF 2, ESB 2, NASF, e a presença notável da comunidade

O Novembro Azul realizado no Centro de Saúde Estêvão Alves do Vale foi um sucesso! Muitos homens compareceram para cuidarem da saúde. A equipe de saúde realizou várias atividades como: verificação de pressão arterial, realização de glicemia capilar, antropometria e solicitação  de exame de sangue PSA( um dos exames detectores do câncer de próstata)caso se enquadrassem nos critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

Homens com mais de 45 anos devem realizar exames preventivos uma vez por ano. Em casos de câncer de próstata na família (pai e irmãos) ou de câncer de mama (mãe e irmãs), os homens devem realizar exame preventivo a partir dos 40 anos de idade.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos