Secretário de Agricultura e EMATER de DEL participam de capacitação

Secretário de Agricultura e EMATER de DEL participam de capacitação

Josely Ecologista | CAPACITAÇÃO EM OEIRAS
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Técnicos agrícolas de 14 cidades participam de capacitação do programa ‘Sertão Irrigado’, em Oeiras-PI

O Secretário de Agricultura, Everaldo Gonçalves e o Engenheiro Agrônomo e ex-prefeito, Francisco Gonçalves (EMATER) estiveram nesta quinta feira em uma capacitação do Programa Sertão Irrigado, evento organizado pela Coordenadoria Estadual de Fomento á Irrigação (COFIR), as atividades aconteceram na escola agrícola: Dom Edilberto (EFADE IV) situado na localidade Caldeirões.A capacitação teve representantes de 14 municípios foram: secretários municipais de agricultura, técnicos agrícolas, estudantes de escolas agrícolas de Oeiras e São João da Varjota, alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), campos de Oeiras

O Diretor da COFIR, Jonas Alves falou com nossa equipe de reportagem sobre o trabalho que a COFIR vem desenvolvendo em capacitar técnicos e o próprio agricultor

“Estamos preparando nossos parceiros, que estão relacionados quase sempre com as secretarias de agricultura dos municípios das regiões semiáridas, que estão vindos até nós com suas equipes técnicas algumas com parcerias com a EMATER (Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural) e agricultores membros de associações, aqui explicamos a metodologia do nosso trabalho e capacitamos a todos no campo com a mão na massa para que todos fiquem aptos a implantarem e desenvolverem o programa e a montagem de kits de irrigações em seus municípios em suas localidades”.

Nesta capacitação, todos que estiveram presentes receberam informações teóricas e atividades práticas de instalação e manejo dos sistemas de irrigação disponibilizados pelo programa.

Na aula prática foram montados dois sistemas de irrigação: um por mini aspersão, com área de aproximadamente meio hectare e um de gotejamento com a área de mil metros quadrados.

Aqui no portal Meio Norte estará disponível vídeos demonstrando em detalhes  como  montar todo o sistema do kit de irrigação por mine aspersão.

Também foram feitas duas apresentações explicando a utilidades de todos os itens que acompanham os kits de irrigação e as formas adequadas de como instalar.

 “Após essa capacitação que foi muito produtiva, estaremos entregando os sistemas de irrigação e estender este modelo de capacitação para outros municípios. Esses profissionais que passaram o dia conosco vão começar a se organizar para fazer a capacitação no seu município e, simultaneamente a entrega dos kits de irrigação”, explica Jonas Alves.

PROGRAMA SERTÃO IRRIGADO!

O programa Sertão Irrigado esta sendo implantado nos municípios pelo coordenador estadual de Fomento à Irrigação, B.Sá e sua equipe da COFIR.

A iniciativa tem o objetivo estimular, acompanhar e orientar a agricultura irrigada em todo o Piauí.

O Técnico Agropecuário e Extencionista Rural da COFIR Jadilson Gomes, explicando como é o procedimento e de instalação do sistema de irrigação.

Dr. Everaldinho, representante da CODEVASF.

JUNIOR ENGENHEIRO AGRÔNOMO FALANDO SOBRE A CAPACITAÇÃO

Técnicos participantes da capacitação falando sobre os novos aspersores.

CONFIRA AGORA OS VÍDEOS DE EXPLICAÇÃO PASSO A PASSO COMO INSTALAR O SISTEMA DE IRRIGAÇÃO COM MINES ASPERSSÃO. POR JONAS ALVES.

CAPACITAÇÃO PARA INSTALAÇÃO DE KIT DE IRRIGAÇÃO! CORREÇÃO DE SOLO

1º VIDEO: MONTANDO KIT DE IRRIGAÇÃO POR: DIRETOR DA CONFIR, JONAS ALVES

2º VIDEO: MONTANDO KIT DE IRRIGAÇÃO POR: DIRETOR DA CONFIR, JONAS ALVES

3º E ULTIMO VIDEO: MONTANDO KIT DE IRRIGAÇÃO POR: DIRETOR DA CONFIR, JONAS ALVES

MAIS INFORMAÇÕES PELO WHATS: 8998814-1102

CONFIRA AS FOTOS DO EVENTO.

COM APOIO ARTISTICO DE...



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES