Atuação do Piauí no combate à febre aftosa vira destaque nacional

Atuação do Piauí no combate à febre aftosa vira destaque nacional

Febre Aftosa | Google
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A TV Bom Negócio, conhecida pelo trabalho desenvolvido na área do Agronegócio, há mais de 50 anos exibe uma programação com a finalidade de informar sobre os temas que movimentam o agronegócio no mundo. Uma de suas edições recentes abordava o trabalho desenvolvido no Piauí em combate à febre aftosa, bem como as ações implementadas para ser reconhecido como área livre da aftosa. Além do Piauí, a reportagem destacou as ações realizadas no Estado da Bahia, que atualmente possui mais de 265 mil propriedades com alguma atividade agropecuárias.

No decorrer da matéria, é mostrado como o Piauí vem atuando na busca para entrar no status de zona livre da aftosa. A Agência de Desenvolvimento Agropecuário do Piauí (Adapi) é citada, e destacada a sua participação no estudo soroepidemiológico para avaliar a circulação viral no Piauí. Um dos objetivos desse estudo é, justamente, comprovar a eficiência do sistema de vigilância sanitária do Estado.

Raimundo José, diretor técnico da Adapi, afirma que o órgão está trabalhando muito, e nos últimos cinco anos alcançou resultados bastante expressivos. São eles: índices vacinais consolidados, o órgão sempre alcança índices com mais de 90% de vacinação nas campanhas, sendo que na última realizada, o total foi de 97,47% das cabeças de gado imunizadas, além da consolidação de base cadastral e o controle efetivo do trânsito.

?Todas essas ações nos credenciaram para chegar à etapa livre da aftosa. Inclusive, o inquérito soroepidemiológico já foi iniciado e esperamos que em outubro já tenhamos o reconhecimento de área livre da aftosa e em maio de 2013 o reconhecimento internacional?, afirma Raimundo José. Os estados que participam do estudo são: Alagoas, Ceará, Maranhão, Piauí, Pará e Pernambuco. Os resultados devem ser concluídos até outubro, quando serão analisados outros dados operacionais de cada estado para enfim reconhecer a zona de livre aftosa ou não em cada um deles.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES