Caminhada Marca Luta contra o Abuso e Exploração Sexual em Esperantina

Caminhada Marca Luta contra o Abuso e Exploração Sexual em Esperantina

Caminhada Marca Luta contra o Abuso e Exploração Sexual em Esperantina | CCOM
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Centenas de pessoas, a maioria estudantes percorreram ruas do centro da cidade de Esperantina na manhã desta segunda ? feira ( 19 ) na caminhada que marca em nossa cidade a luta contra o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes ( data comemorada em todo o país no dia 18 de Maio ).

A atividade foi coordenada por setores ligados a secretaria de assistência social do município, a exemplo do Centro de Referencia da Assistência Social ( CRAS ), Centro Especializado de Referencia da Assistência Social ( CREAS ), Conselho Tutelar e outros.

É válido lembrar que a caminhada percorreu várias ruas do centro da cidade, com paradas e momentos de reflexão e depoimentos em alguns locais públicos, a exemplo da Câmara Municipal e Prefeitura Municipal.

ORIGEM DO DIA 18 DE MAIO

No dia 18 de maio de 1973, em Vitória-ES, a menina Araceli Santos foi seqüestrada, espancada, estuprada, drogada e assassinada numa orgia de drogas e sexo. Seu corpo, que apareceu seis dias depois, foi desfigurado por ácido. Os agressores de Araceli ficaram impunes. Este fato divulgado pela mídia chocou toda a nação, ficando conhecido como ?Caso Araceli?.

Infelizmente, o ?caso Araceli? foi apenas mais um, dentre tantos que acontecem em nosso dia-a-dia, manchando a sociedade brasileira, através desta cruel forma de violação de direitos e degradação da vida humana, especialmente da infância e adolescência. No Brasil, a problemática da violência sexual contra crianças e adolescentes tem se manifestado através do abuso intra e extra familiar e da exploração sexual comercial, tornando-se cada vez mais evidente.

Com o objetivo de sensibilizar e mobilizar a sociedade para o enfrentamento dessa problemática, representantes de organizações governamentais e não-governamentais propuseram a criação de um Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Esse dia foi instituído em 2000, pela Lei Federal nº 9970/00. E, tendo sido esta Lei aprovada e sancionada, o movimento social em defesa dos direitos da criança e do adolescente, em conjunto com o governo federal, vem assumindo a organização de atividades e eventos de sensibilização e mobilização para promover esse dia como um marco de luta pelo fim da violência sexual contra crianças e adolescentes.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES