O município de Esperantina vai receber no período de 07 a 17 de março uma unidade de diagnóstico Central da Mama, que tem como principal objetivo fazer o diagnóstico precoce e orientações para o combate do câncer de mama.

A carreta será instalada na praça Leônidas Melo, no centro do município de Esperantina. A ação é uma iniciativa da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde. Pretende-se atender mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos.

Segundo informações da Organização Mundial da Saúde (OMS), a incidência de câncer de mama vem aumentando tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento.

Os sinais do câncer podem variar, porém uma das principais manifestações da doença é a presença de nódulos nos seios, que se apresentam palpáveis, endurecidos e indolores. Outros sinais são: vermelhidão ou inchaço da pele, pele retraída e secreção mamilar serosa ou sanguinolenta, entre outros.

As interessadas devem se dirigir as Unidades Básicas de Saúde para poderem fazer suas inscrições e/ou procurar maiores informações com os agentes comunitários de saúde.