Conheça a história da Copa Norte de Futsal e do seu fundador Chaguinha Magalhães

Conheça a história da Copa Norte de Futsal e do seu fundador Chaguinha Magalhães

Chaguinha Magalhães | Acervo pessoal
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A partir de janeiro de 2015 tem início mais uma edição da Copa Norte de Futsal, que já é de conhecimento de todos ser é uma das maiores competições do Norte/Nordeste, mas pouca gente sabe da história da competição e de um dos seus fundadores, que ainda hoje está à frente deste importante evento esportivo, que é Chaguinha Magalhães.

A competição surgiu em 1999 com o lema de unir o Norte do Piauí através do esporte e da cidadania. Entre os fundadores estão Francisco das Chagas Magalhães (Esperantina-PI), jornalista Raimundo Filho (Jornal O Dia), professor Antônio Rodrigues (Piripiri), radialista Djalma Moraes (Piracuruca), Edmilson Saraiva (José de Freitas) e Marcial Machado (Batalha-PI).

O município de Esperantina foi o que mais conquistou títulos da Copa Norte de Futsal, foram seis no total: em 2000 (II edição), em 2001 (IV edição), em 2004 (V edição), em 2008 (VIII edição), em 2010 (X edição) e em 2011 (XI edição).

A cada ano que passa a competição vem conquistando cada vez mais espaço na mídia estadual/nacional e credibilidade no meio esportivo. O evento chega a sua décima quinta edição e conta com a participação de trinta e nove equipes de 03 (três) estados (Piauí, Ceará e Maranhão).

Francisco das Chagas Magalhães, popularmente conhecido como Professor Chaguinha Magalhães, é o baluarte da competição, o que pouca gente sabe é que o mesmo já foi um grande craque de futsal, nos anos de 1989 e 1990 jogou pelo a equipe do ONIX de Teresina, neste mesmos anos participou do JEBS (Jogos Estudantis Brasileiro) pela seleção piauiense de futsal em Brasília-DF. Em 1991 disputou a Taça Brasil Juvenil de Futsal pela a AABB de Teresina e por vários anos defendeu a seleção esperantinense de futsal, sendo bicampeão da Copa Norte de Futsal como atleta e bicampeão como treinador.

Atualmente Chaguinha Magalhães se dedica integralmente a realização da competição que a cada ano cresce mais.

Abaixo você confere uma rápida entrevista, que o mesmo concedeu com exclusividade ao PORTALESP.

PORTALESP: De onde surgiu a ideia de criar a Copa Norte de Futsal?

Chaguinha Magalhães: A Ideia de criação da Copa Norte surgiu da carência de competições a nível intermunicipal entre municípios piauiense, então resolvemos juntamente com vários desportistas das cidades vizinhas realizar a COPA NORTE com objetivo de manter desenvolver o futsal e proporcionar o surgimento de grandes seleções de futsal e promover através do esporte uma maior integração entre os municípios participantes.

PORTALESP: Qual ano? Quanta equipes participaram da primeira edição?

Chaguinha Magalhães: A 1ª edição da Copa Norte foi realizada em 1999 na cidade de Batalha e contou com a participação de 12(doze) equipes: Esperantina, Batalha, Piripiri, Cabeceiras, Barras, Morro do Chapéu, Luzilândia, Cocal da Estação, Nossa Senhora dos Remédios, Joaquim Pires e Piracuruca (com 02 equipes).

PORTALESP: Qual a relação de todas as equipes campeãs da Copa?

Chaguinha Magalhães: 1ª edição: Piripiri, 2ª edição: Esperantina, 3ª edição: José de Freitas, 4ª edição: Esperantina, 5ª edição: Juventus (Esperantina), 6ª edição: Águia Dourada (Parnaíba), 7ª edição: Liga Evangélica (Parnaíba), 8ª edição: Esperantina, 9ª edição: São Bernardo - MA, 10ª e 11ª edição: MS Esperantina, 12ª edição: Libório Eventos de Picos, 13ª edição: União e 14ª edição: J.Frios de Tianguá-CE.

PORTALESP: Qual é o maior desafio na realização de uma competição deste nível?

Chaguinha Magalhães: Com certeza a falta de patrocínio para cobrir os custos da competição com premiação, arbitragem, bolas, transportes para viagens as cidades, contratação de pessoal de apoio, material gráfico e publicitário, enfim faltava estrutura mínima de logística necessária para realizar de uma competição de alto nível, muitas vezes agente tirava dinheiro do próprio bolso para cobrir gastos da competição, mas a partir da 10ª edição começou a surgir patrocínio e  parcerias importantes que facilitaram a realização da competição.

PORTALESP: Qual o fato mais curioso que você achou, durante todos esses anos, durante a realização da Copa?

Chaguinha Magalhães: Um fato curioso aconteceu após um jogo na sede de Piripiri na 13ª COPA NORTE, onde o atleta Jean do J.Frios com passagem pelos principais clubes do futsal Brasileiro, ao fazer o uso da palavra após a partida falou que nos não tínhamos ideia da dimensão da Copa Norte, que já era um evento muito conhecido no cenário do futsal nacional, e que há vários anos era convidado por amigos para disputar uma competição boa, gostosa de se jogar e com bom nível técnico de organização que era realizada no interior do Piaui. Isso foi motivo de muita alegria para todos nós da coordenação geral da competição.

PORTALESP: A cada ano que passa a Copa Norte de Futsal vem crescendo, você atribui isso a quê?

Chaguinha Magalhães: O crescimento da Copa Norte se deu pela credibilidade, tradição e dimensão que tomou a competição, que tem uma história de boa organização, jogos de alto nível técnico, equipes reforçadas pelos melhores atletas do futsal brasileiro e ginásios sempre lotados.

PORTALESP: Em 2015 acontece a XV edição, quando começa, quando termina, quantas equipes participarão?

Chaguinha Magalhães: A XV edição começa dia 04 de janeiro e termina dia 01 de março de 2015, e contará com a participação de 39 equipes dos estados do Piauí, Ceará e Maranhão.

PORTALESP: Quais as sedes?

Chaguinha Magalhães: Serão 09 sedes (Esperantina, Batalha, Piripiri, Luzilândia, Valença, Parnaíba no Piauí e Santa Quitéria, Magalhaes de Almeida e Chapadinha no Maranhão).

PORTALESP: Onde será a final?

Chaguinha Magalhães: A final será disputada no Ginásio Nogueirão em Esperantina.

PORTALESP:  Quais os patrocinadores desta edição da Copa?

Chaguinha Magalhães: Contamos com parcerias com as cidades sedes, recursos da renda dos jogos e ajuda de vários amigos.

PORTALESP: A cidade de Esperantina já foi campeã de algumas edições da Copa, mas nos últimos anos está ficando de fora das principais equipes da competição. Qual sua opinião a respeito?

Chaguinha Magalhães: As equipes de Esperantina sempre se apresentam bem na Copa Norte, só que nas últimas edições as equipes dos outros municípios se reforçaram bastante contratando grandes atletas ai nivelou por cima todas as equipes.

PORTALESP: 12. O que o público deve esperar de mais uma Copa Norte, e qual sua mensagem final aos amantes de esporte.

Chaguinha Magalhães: Gostaria de mandar uma mensagem de agradecimento a todos que contribuíram para realização de nossa competição e desejar boa sorte aos participantes da XV Copa Norte de Futsal, que vença o melhor e conclamo a todos continuar a incentivar a pratica do Futsal para proporcionar o surgimento de novos craques e como opção para manter a juventude longe das drogas, criminalidade, etc. Mais o que mais quero é que a Copa Norte continue sendo um instrumento de surgimento de novas amizades.

“Vamos seguir no espirito, estou contigo e não solto sua mão, se você não soltar a minha.”



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES