Esperantina sediou o I seminário de educação ambiental

Esperantina sediou o I seminário de educação ambiental

meio ambiente | ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Ministério Público Estadual e a promotoria de Esperantina em parceria com a prefeitura de Esperantina e o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) realizaram o I seminário de educação ambiental.

Durante o seminário nesta quinta-feira, 15, no auditório do CEEP Leonardo das Dores, foi apresentado o Projeto Liberdade e Saúde, uma campanha educativa para crianças e adolescentes do Ensino Fundamental da rede pública municipal de Esperantina para professores e agentes de saúdes do município.

O projeto propõe a utilização da educação ambiental como ferramenta de combate ao tráfico de animais silvestres e suas zoonoses e busca alertar a população para os males transmitidos por animais.

O publico presente no seminário foi composto por professores, agentes de saúde, agentes de endemias e de movimentos sociais.

Participaram do evento a prefeita de Esperantina Vilma Amorim, a promotora Denise Costa Aguiar, coordenadora do  Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente - CAOMA, o promotor de Esperantina Raimundo Martins Filho, Fabiano Barbosa, Analista Ambiental do IBAMA, o presidente da câmara Manoel Filho, os vereadores Zé Cláudio, Leondinha, Domingos Luiz, os secretários Zé Germano, Bete Aguiar, Keila Mara, Elizângela Amorim, Epaminondas e Marcílio Farias do meio ambiente e turismo.

O promotor Raimundo Ribeiro Martins Filho, falou da importância do evento realizado pelo Ministério Público em parceria com a prefeitura e o Ibama.

"É um evento realizado entre os vários poderes para preservação da fauna e da flora, onde reúne multiplicadores para levar os conhecimentos a população e também orientar as pessoas que criam animais dentro de  casa, que eles podem entregar de forma voluntária sem nenhuma penalidade". Falou.

O secretário de meio ambiente e turismo Marcílio Farias, falou que o tema em discussão é muito importante e é preciso cada vez mais conscientizar a população.

"Este seminário está debatendo um tema da atualidade que precisamos de ter diariamente a necessidade de discutir e hoje reunimos aqui a gestão municipal com várias secretarias sendo o pontapé de várias atividades que vamos desenvolver na área do meio ambiente coletivamente com a sociedade". Disse.

Dra Denise Costa promotora de justiça e coordenadora do Caoma, falou que o tráfico de animais silvestre não trás nenhum beneficio aos animais.

"Este hábito antigo das pessoas de criar animais em casa aprisionado é preciso mudar e prejudica o meio ambiente e a saúde das pessoas, estamos muito satisfeito com a mobilização que teve, estamos com o auditório lotado e mostra que a população de Esperantina abraçou esta causa e nos trás grande alegria". concluiu.

Para prefeita Vilma Amorim o seminário de educação ambiental é muito importante para esclarecer os profissionais aqui presentes para serem multiplicadores.

"É uma ação importante desenvolvida pelo Ministério Público do Piauí, através da promotoria de Esperantina que chama a nossa atenção, pois estamos em uma área de transição da Amazônia legal e os participantes deste seminário tem que ser multiplicadores das informações que é de responsabilidade de todos, nossa região que é rica em água em natureza e precisamos preservar". Falou a prefeita.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES