Alunos Especiais são aprovados no Colégio Técnico de Floriano

Alunos Especiais são aprovados no Colégio Técnico de Floriano

Educação Inclusiva | Waldemir Miranda
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A boa notícia chegou com muita alegria à Coordenação Municipal de Educação Especial Inclusiva e aos professores que, ao longo de dez anos, trabalham para que as escolas municipais de Floriano recebam alunos especiais.

Joyciane Sousa Rocha e Pedro Rezende Filho foram aprovados no Colégio Técnico de Floriano (CTF) e passarão a cursar o Ensino Médio. Eles relatam que estão felizes com esta conquista e que era um sonho continuar os estudos. Para isso, a Secretaria Municipal de Educação disponibilizou um intérprete para o CTF até chegar um professor apto a atender os alunos especiais.

Um sonho realizado também para da equipe da Secretaria Municipal de Educação que acompanha de perto a evolução de todos os alunos especiais das escolas municipais.

“Comemoramos esta vitória, esses jovens caminharam conosco todo o percurso do ensino fundamental menor e maior e a mesma dificuldade que estamos sentindo de eles chegarem na Escola Federal, nós também sentimos quando eles chegaram no município. E celebramos também o trabalho dessa equipe, hoje estamos colhendo frutos, pois há dez anos nenhuma professora de escolas municipais não sabia a  Língua Brasileira de Sinais”, afirma a coordenadora municipal de Educação Especial Inclusiva, Irmã Raimunda Paiva.

Em 2014, o município de Floriano ficou entre os dez do país em Educação Inclusiva, tendo em vista a experiência acumulada nesta área e os esforços empreendidos visando à garantia de oferta educacional de qualidade para todos. Esses dados foram divulgados pela UNESCO no Brasil, em parceria com o Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) e tem como parceiro técnico para a sua realização a OSCIP Mais Diferenças – Educação e Cultura Inclusivas.

A pesquisa “Boas práticas em Educação Inclusiva: a experiência dos municípios brasileiros” tem como objetivo identificar e divulgar boas práticas de municípios brasileiros relativas à inclusão educacional de alunos com deficiência, Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD), Transtornos do Espectro Autista (TEA) e Altas Habilidades/Superdotação, visando subsidiar e fortalecer os processos de formulação e implementação de políticas, programas e projetos alinhados com os princípios da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.

O processo de escolha dos municípios que irão compor este estudo contou com levantamento bibliográfico, consulta a especialistas e a entidades de destaque no campo da educação, além da análise dos indicadores educacionais mais diretamente relacionados à temática da educação inclusiva.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES