Floriano está entre os dez municípios modelos do Brasil em Inclusão Social

Floriano está entre os dez municípios modelos do Brasil em Inclusão Social

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A abertura do I Fórum de Educação Inclusiva aconteceu na manhã desta terça-feira (25), no auditório da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e contou com a participação do prefeito de Floriano, Gilberto Júnior; secretário de Educação, Nelson Júnior; coordenadora municipal da Educação Especial e Inclusiva, Irmã Raimunda Ferreira; consultora da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Daniella Zanellato;  dos professores envolvidos no processo de inclusão social da cidade, Antonio Benevaldo, Jussandra Nogueira e Robson Pereira e representando os portadores de deficiência, a aluna da Escola Municipal Zezinho Vasconcelos, Rafaela Vitória.

De acordo com a coordenadora municipal da Educação Especial e Inclusiva e organizadora do evento, Irmã Raimunda Ferreira, o principal objetivo do fórum é propor uma discussão desse tema com toda a rede de educação. “Estamos discutindo os principais pontos que norteiam a Educação Inclusiva no mundo e em especial na cidade de Floriano”, afirma.

Ainda segundo irmã Raimunda, “o evento é também uma comemoração ao Dia Internacional de Luta pela Educação Inclusiva”.

No dia em que marca a luta pela Educação Inclusiva, o prefeito Gilberto Júnior ressaltou a alegria de ver o município sendo destaque em pesquisas que mostram as boas práticas de inclusão social. “Minha alegria hoje é saber que Floriano está referenciada em Educação Inclusiva, por este auditório estar repleto de professores envolvidos neste processo e por ver a Rafaela representando todos que precisam desta atenção”, ressalta o prefeito durante seu discurso.

O secretário municipal de Educação, Nelson Júnior destacou que os coordenadores, professores e pais de alunos são peças fundamentais para que se tenha melhorias na Educação Inclusiva. “Vamos buscar cada vez mais um processo participativo, se aliando à família. Nossas escolas estão preparadas e em breve vamos ter mais oportunidades para todos”.

Para o levantamento de dados adicionais para a pesquisa “Boas práticas em Educação Inclusiva: a experiência dos municípios brasileiros” a consultora Daniella Zanellato está em Floriano para obter informações junto aos gestores da Secretaria Municipal da Educação, profissionais das escolas da rede municipal e comunidade escolar, de modo a identificar as principais estratégias adotadas e os desafios enfrentados pelo município para a implementação desta experiência exitosa.

O município de Floriano foi um dos 10 escolhidos para a pesquisa, tendo em vista a experiência acumulada no campo da educação inclusiva e os esforços empreendidos visando à garantia de oferta educacional de qualidade para todos.

A Pesquisa

A pesquisa “Boas práticas em Educação Inclusiva: a experiência dos municípios brasileiros” é uma iniciativa da Representação da UNESCO no Brasil, em parceria com o Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) e tem como parceiro técnico para a sua realização a OSCIP Mais Diferenças – Educação e Cultura Inclusivas.

O estudo tem como objetivo identificar e divulgar boas práticas de municípios brasileiros relativas à inclusão educacional de alunos com deficiência, Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD), Transtornos do Espectro Autista (TEA) e Altas Habilidades/Superdotação, visando subsidiar e fortalecer os processos de formulação e implementação de políticas, programas e projetos alinhados com os princípios da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.

O processo de escolha dos municípios que comporão este estudo contou com levantamento bibliográfico, consulta a especialistas e a entidades de destaque no campo da educação, além da análise dos indicadores educacionais mais diretamente relacionados à temática da educação inclusiva.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES