Floriano passa a ofertar especialidade de endócrino pediatria

Floriano passa a ofertar especialidade de endócrino pediatria

Saúde em movimento | Secom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O secretário de saúde de Floriano, James Rodrigues, visitou na manhã desta quarta-feira (15), a Unidade de Saúde Alfredo de Carvalho onde acontece os atendimentos da especialidade de Endocrinologia pediátrica. Essa é uma das especialidades ofertadas na regulação do município.

Segundo a médica Juliana Demes, a endocrinologia é a área responsável pelo tratamento de doenças ou transtornos de glândulas endócrinas, as responsáveis por produzirem os hormônios. Na pediatria, o especialista desta área trata de problemas hormonais que podem ocasionar disfunções na fase de crescimento de bebês e crianças.

James Rodrigues, afirma que durante a fase de crescimento da criança, alterações na produção hormonal podem vir a prejudicar o desenvolvimento metabólico do organismo. “O acompanhamento de um endocrinologista pediátrico é fundamental e agora pode ser feito desde o nascimento da criança até o fim da adolescência, mais especificamente até a conclusão da puberdade (por volta dos 20 anos de idade) na rede municipal de saúde.”

Quais os principais problemas atendidos na Endocrinologia?

As doenças que o endócrino pediatra acompanha com mais frequência são: baixa estatura, obesidade, puberdade precoce, diabetes, alterações nos hormônios da tireóide, hipertensão e qualquer doença relacionada a alterações na produção de hormônios e metabolismo dos ossos.

Assim como as doenças apresentadas durante o período neonatal, como hipoglicemia, distúrbios da diferenciação genital e hipotireoidismo congênito (diagnosticado no teste do pezinho).

Alguns sinais e sintomas podem ser avaliados pelos pais, mas principalmente são detectados de forma mais adequada e precocemente pelo pediatra que realiza o acompanhamento da criança.

Dentre dos quais: desaceleração do crescimento, sinais de puberdade antes dos 8 anos em meninas e antes dos 9 anos em meninos, sobrepeso e obesidade, sintomas compatíveis com diabetes tipo I (emagrecimento, aumento da sede e frequência urinária), fraturas ósseas frequentes, entre outros.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES