SEÇÕES

Prefeito participa de encerramento do Projeto de Leitura do Sesc Floriano

Prefeito participa de encerramento do Projeto de Leitura do Sesc Floriano

Circuito de Leitura do Sesc | Waldemir Miranda
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O encerramento do Circuito de Leitura Sesc foi na noite desta quarta, 10, no pátio do Sesc Escola. O projeto foi desenvolvido em duas empresas da cidade durante dois meses.

Empresários, comerciários, escritores, poetas, o presidente da ALBEARTES José Bruno dos Santos, e o prefeito de Floriano Gilberto Júnior participaram da cerimônia, que contou também com a presença ilustre do escritor, poeta, jornalista e analista literário Herculano Moraes um dos pioneiros no processo de interiorização e democratização da cultura no Piauí.

“Desde o inicio, quando procuramos as empresas fomos bem recebidos e parabenizados pelos dois gerentes. Hoje no encerramento conseguimos trazer o escritor piauiense o Sr. Herculano Moraes, é um prazer imenso recebe-lo em nossa unidade, mostramos um pouco do nosso projeto e apresentar a nossa biblioteca em Floriano,” disse Ana Paula Oliveira, dir. Sesc/Flo

“É uma grande honra receber Herculano Moraes em Floriano, ele que é um expoente da literatura no estado. Nos satisfaz muito esta compondo a mesma mesa que esse mestre da literatura do Piauí,  Herculano representa o melhor da literatura no estado,” falou Gilberto Júnior, prefeito.

Durante a cerimônia foram feitas homenagens aos escritores piauienses Herculano Moraes e Assis Brasil, este último também foi convidado a participar, mas, Assis Brasil, não pode comparecer por motivos de saúde. Houve ainda, narração dramatizada do texto “O gato maluquinho que amava uma borboleta” de Assis Brasil feita pelo grupo Brincantes do Folclore Nordestino, e um momento musical com José Paraguassú. O médico e poeta Francisco Almeida, Tatá, declamou poesias e encantou o público.

“Se você quer conhecer uma cidade, saber de seus costumes, tradições... Penetrar na alma de um povo, é através da poesia. A filosofia com a sua pungência, com a sua força, não fala tão forte da alma de um povo como a poesia, e no Piauí temos grandes poetas, e em Floriano temos pessoas extraordinárias. E aqui, hoje, no Sesc a gente viu uma lição de cultura, um incentivo a juventude a ler e ler. E digo, quem ler mais é mais, quem ler menos é menos,” falou Francisco Almeida – médico e poeta

O Circuito de Leitura do Sesc deve continuar em 2015, “queremos continuar com esse circuito de leitura nas outras empresas, porque é um incentivo a leitura, como o comerciário é o nosso público alvo e as vezes não tem tempo de visitar a biblioteca, nós levamos os livros até eles no trabalho” completou Ana Paula.

Segundo o escritor florianense e presidente da Academia de Letras e Belas Artes de Floriano (ALBEARTES), José Bruno dos Santos, o projeto é muito importante para o município, “só em tá levando a leitura, tá dizendo tudo! Porque o que esta faltando nesse país é alguém que possa ler e que queira ler. A estatística aponta que o brasileiro ler 0,3 livros por ano, enquanto em outros países as pessoas leem de 10 até 12 livros por ano, e nós temos que mudar essa realidade. E essa iniciativa é louvável para incentivar o conhecimento o hábito pela leitura,” disse.

“Essa é uma iniciativa extraordinária até mesmo porque, leva a pessoa à descoberta de novos horizontes, e esses horizontes só podem ser descobertos através da leitura,” falou Herculano Moraes, escritor convidado .

“Temos mais é que apoiar esse projeto, a expansão da biblioteca, e aqui o Sesc com muita criatividade criou esse projeto para transferir conhecimento e promover o incentivo a leitura,” finalizou o prefeito Gilberto Júnior.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos