Secretaria de Meio Ambiente articula implantação do PREVFOGO em Floriano

Secretaria de Meio Ambiente articula implantação do PREVFOGO em Floriano

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em reunião na manhã desta sexta-feira (20), na Prefeitura de Floriano, o prefeito Gilberto Júnior e a secretária de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Manuella Simplício receberam técnicos do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (PrevFogo) para discutirem a implantação de uma equipe de brigadistas em Floriano para atender as ocorrências de incêndios florestais no período de maior incidência na região que é de junho a dezembro.

De acordo com o Chefe do Núcleo do PrevFogo do Piauí, Gildênio Sousa,  a cidade de Floriano é estratégia para combater os incêndios na região.

“A implantação da Brigada Federal, na missão maior de combater os incêndios florestais na região, é um programa federal, mas sempre há a necessidade de uma parceria da Prefeitura. Depois desta conversa com o Prefeito Gilberto Júnior temos uma perspectiva satisfatória, onde teremos servidores públicos temporários, que serão contratados pelo IBAMA, para atuar e a prefeitura terá uma visibilidade, pois terá esse programa no seu município”, destaca Sousa.

A Prefeitura de Floriano, através da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais, juntamente com o Núcleo do PrevFogo irão elaborar o edital para a realização das inscrições e seleção dos brigadistas. A previsão é que no mês de junho já iniciem os trabalhos em Floriano e região.

PREVFOGO  

As queimadas e os incêndios florestais estão entre os principais problemas ambientais enfrentados pelo Brasil. As emissões resultantes da queima de biomassa vegetal colocam o país entre os principais responsáveis pelo aumento dos gases de efeito estufa do planeta. Além de contribuir com o aquecimento global e as mudanças climáticas, as queimadas e incêndios florestais poluem a atmosfera, causam prejuízos econômicos e sociais e aceleram os processos de desertificação, desflorestamento e de perda da biodiversidade.

Este problema foi identificado na década de 80, quando as mídias nacionais e internacionais tornaram públicos os dados alarmantes de focos de calor observados pelo Inpe. O fato evidenciou a ausência de estrutura governamental organizada para implementar ações de prevenção e combate aos incêndios florestais e exigiu do Governo uma resposta a este problema.

Considerando a importância da temática, o Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais - Prevfogo foi criado em 1989 e tem atuado na promoção, apoio, coordenação e execução de atividades educativas, pesquisa, monitoramento, controle de queimadas, prevenção e combate aos incêndios florestais em todo território nacional.

Fonte: www.ibama.gov.br/prevfogo



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES