SMS inicia campanha “Floriano Contra o Mosquito” com foco na dengue

SMS inicia campanha “Floriano Contra o Mosquito” com foco na dengue O trabalho ostensivo começou, pelos agentes de endemias, da bomba costal

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na manhã desta sexta-feira, 08, a secretária municipal de Saúde, Caroline Reis, se reuniu com as equipes de Vigilância Sanitária, Epidemiológica, agentes comunitários de saúde e de endemias, para dar celeridade às ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela. 

A reunião teve como objetivo traçar metas de combate, e dar início a uma campanha ostensiva ao mosquito Aedes aegypti. Este ano, o município terá como tema "Floriano contra o mosquito", em alusão ao Aedes aegypti, transmissor responsável pela dengue e outras doenças. O material educativo vai ajudar a mobilizar a população no combate ao vetor e deve entrar no ar nas redes sociais, rádio e TV. 

O trabalho ostensivo começou nesta semana com o uso, pelos agentes de endemias, da bomba costal (bomba de borrifação), em uma parceria com a 10ª Regional de Saúde. "Nossos agentes de endemias realizam esse trabalho nas áreas com mais incidência de casos e focos de larvas do mosquito”.

A Vigilância Sanitária também entra em campo com a visita aos chamados "Pontos Estratégicos", locais onde há a maior possibilidade de infestação e que o morador comum não tem acesso. São locais como: cemitérios, borracharias, ferros-velhos e construções abandonadas. 

Uma das preocupações da gestora da Saúde está na subnotificação de casos. "É preciso que a população entenda que ao notar os primeiros sintomas clássicos da dengue, como dor no corpo, febre e dor atrás dos olhos, procure as unidades básicas de saúde, para que seja feita a notificação e tenhamos uma real noção dessa problemática", explicou.

Caroline Reis fez um pedido à população florianense. "Deixem o agente de endemias entrarem em suas casas. Eles estão devidamente identificados e a maioria é conhecido em sua área. Eles são especialistas em identificar locais onde o próprio morador nem imagina que possam existir larvas do mosquito", concluiu. 

Milessia Mousinho, diretora de Epidemiologia, destacou que a utilização do carro fumacê só é autorizada pelo Ministério da Saúde quando há um número 'xis' de notificações. Em Floriano, esse quantitativo ainda é considerado baixo, mas temos consciência que isso se dá pela baixa notificação", disse.

“É sempre bom lembrar que o combate ao mosquito é um trabalho coletivo que cabe a cada morador evitar objetos que acumulem água parada e manter limpos seus quintais. A Secretaria de Saúde está fazendo sua parte para evitar um problema maior. A dengue é uma doença séria e pode matar”, finalizou Caroline Reis.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES