8ª Conferência Municipal de Assistência Social

8ª Conferência Municipal de Assistência Social

8ª Conferência Municipal de Assistência Social | Francisco Manoel
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Secretaria de Assistência Social e Juventude e o Conselho Municipal da Assistência Social (CMAS), promoveram no sábado, 8 de julho de 2017, a 8ª Conferência Municipal de Assistência Social, na Unidade Escolar Municipal Antônio Xavier e teve como tema central a “Garantia de Direitos no Fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUAS) ”, contando com a participação de usuários da política de Assistência Social, representantes de entidades sócio assistenciais, gestores de políticas públicas, parlamentares, representantes da Administração Municipal e comunidade em geral.

Na abertura da conferência, Ivanilde Santos, a coordenadora do CRAS, agradeceu a presença de todos (as) os (as) participantes e ressaltou a importância do momento para a efetivação dos direitos daqueles e daquelas que necessitam dos serviços da área assistencial. A Secretária Municipal de Assistência Social e Juventude, Socorro Bandeira, falou da importância da participação popular na elaboração e aplicação das políticas públicas da Assistência Social.

O prefeito Paulo César em sua fala exaltou que a presença e a voz das comunidades são necessárias para se buscar soluções para os problemas “A conferência é uma oportunidade de a população participar da elaboração das políticas públicas, e nós gestores temos a obrigação de ouvir e prestar para as comunidades os serviços públicos necessários. A escolha dos serviços a serem prestados vai depender das necessidades apontadas por cada comunidade, esse é um momento de grande importância para discutirmos essas necessidades e buscarmos uma solução”, disse o Prefeito.

A Conferência contou com a participação dos Psicólogos conferencistas Gustavo Souza e Gisele Norberta, que ministraram palestra acerca do tema central.

Depois da palestra o público foi dividido em quatro grupos para debater, apresentar propostas e expô-las em cada um dos eixos abaixo discriminado:

1- A proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais;

2- Gestão democrática e controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS;

3- Acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais;

4 – A legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.

Na ocasião, foram escolhidos os delegados que irão representar o município na XI Conferência Estadual de Assistência Social, a realizar-se no período de 16 a 18 de outubro deste ano, em Teresina. 

 

Dança de capoeira Maculelê 

 

 

Vídeos - Apresentações de capoeira  com crianças e adolescentes  assistidos pelos  Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos  do município.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES