IV Seminário Municipal do PNAIC

IV Seminário Municipal do PNAIC

IV Seminário Municipal do PNAIC. | Francisco Manoel
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Secretaria Municipal de Educação de Francinópolis – SEMEC e a Secretaria Municipal de Educação – SEMED, de Tanque do Piauí, realizaram nesta sexta feira 30 de Junho de 2017, na Escola Municipal Maria Vieira de Carvalho, na cidade de Tanque do Piauí, o encerramento das atividades de formação continuada de Professores com o IV Seminário do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC, com o tema: Competências Socioemocionais e seu Impacto na Alfabetização. O objetivo do evento foi promover momentos de reflexão das práticas escolares, por meio de debates, e apresentação de experiências vividas em sala de aula.

O Seminário ocorreu em dois momentos: no primeiro, que foi pela manhã, houveram apresentações culturais com alunos do ciclo de alfabetização de ambas as cidades. De Francinópolis houve a encenação da obra de Ana Maria Machado “Camilão o Comilão” com a participação de 8 (oito) alunos do 1° ano da Escola Municipal Teresa Soares Feitosa. E Tanque do Piauí, além do canto do Hino Nacional por um aluno do 1° ano, teve uma belíssima apresentação de Balé Clássico. A tarde, aconteceram os relatos de experiências das professoras da Rede Municipal de Tanque e Francinópolis. As professoras: Maria Moura, Irene Gomes e Maria Lima, de Francinópolis, apresentaram experiências exitosas com alunos do ciclo de alfabetização. Na ocasião, os alunos do 2° ano: Ludson Davi Matos Gomes, Ana Emllayne da Silva da Escola Mariano Lopes e os alunos: Ana Karine, Gustavo Campelo ambos do 1° ano e Larissa do Nascimento e José Cosmo de Sousa, do 2° e 3° anos fizeram leituras de textos clássicos e produções próprias. O que demonstrou o quanto o PNAIC vem mudando as práticas de ensino de professores e o quanto o úmero de alunos alfabetizados na idade certa vem crescendo. Muitos trabalhos pedagógicos desenvolvidos pelos professores e alunos nas salas de aula durante o ano letivo de 2016/2017 foram expostos no pátio da escola Municipal Maria Vieira.  

O PNAIC - Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um programa do Governo Federal, porém uma iniciativa de compromisso assumido pelos entes governamentais municipais, estaduais e federal, a fim de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ou seja, ao final do 3º ano do ensino fundamental. O evento contou com a participação dos professores alfabetizadores, diretores escolares, coordenadores pedagógicos, dos Secretários de Educação de Tanque, Eduardo e Francinópolis, Eliane, dos Prefeitos Paulo César (Francinópolis) e Filho Tiú (Tanque), da Formadora Fátima Lustosa, dentre outras autoridades de ambos os muni



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES