Agricultor inhumense é destaque a nível nacional na cadeia produtiva do buriti

Agricultor inhumense é destaque a nível nacional na cadeia produtiva do buriti

Geferson Oliveira no centro rebebendo o prêmio dos Gerentes Woshington do BNB e Francisco do Pronaf | Arquivo da Emater Inhuma
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O agricultor Jefferson Oliveira Lima, da comunidade Magro, município de Inhuma, foi agraciado com premio e comenda, pelo Banco do Nordeste do Brasil S/A, agencia de Valença do Piauí, a nível nacional no, II Premio Banco do Nordeste de Agricultura Familiar. O evento aconteceu no dia 18 de Setembro de 2013, às 17 horas, no Luxor Hotel do Piauí, em Teresina.

O Sr. Jefferson foi acompanhado do seu irmão Wanderson Oliveira Lima, o técnico do Emater Jose Airton, elaborador do projeto, o gerente geral do BNB de Valença Carlos Washington e o gerente de PRONAF Francisco das Chagas. No evento estiveram presentes a superintendente do Banco do Nordeste do Brasil, representantes do governo estadual, federal e outros órgãos.

O premio foi na categoria PRONAF AGRO-INDUSTRIA, tendo em vista, que o mesmo contraiu financiamento rural nesta agencia para aquisição de uma fabrica de beneficiamento do buriti, que vem se destacando cada vez mais, pois a fabrica tem uma produção diária de 800 kg de doce dia, embalada em potes de 01kg e caixas de papelão com doze unidades, com mercado garantido no comercio local e outros estados, motivo este que faz o Sr. Jefferson pensar em ampliar a fabrica para a próxima safra.

Segundo o Técnico do Emater e supervisor do Território Jose Airton e o gerente do BNB Carlos Washington, isso é só o começo, levantamento feito por eles o município de Inhuma tem produção extrativa do buriti para 35 indústrias desse porte, mas no momento conta com apenas duas, todas financiadas pelo BNB.

O Técnico Jose Airton diz que a Agro-Industria é a saída para a grande produção do buriti no município. ?O município pode chegar a mais de duas mil toneladas de poupa por safra, gerando emprego e renda e agregar valor ao produto e o extrativismo é de fundamental importância na economia do municipio, por ser renovável e não agredir a natureza e ao meio ambiente?. Comentou José Airton.

Fotos: Arquivo da Emater Inhuma



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES