CAPS inicia campanha “Setembro Amarelo”

CAPS inicia campanha “Setembro Amarelo”

Reunião | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Neste mês de prevenção ao suicídio, o CAPS I de Inhuma, através da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta quarta feira 06/09/2017, a campanha com informações que podem ajudar no processo de combate ao ato, com informações que esclarecem e desmitificam as causas do suicídio.

Precisamos falar sobre suicídio. Com o objetivo de escancarar este tema, deixado sempre no limbo das conversas, que o mês de setembro foi escolhido pela Associação Internacional de Prevenção do Suicídio para a campanha Setembro Amarelo, que visa alertar sobre a importância de ações de prevenção. O objetivo é dar destaque ao assunto e conscientizar a população, ressaltou a Assistente Social do CAPS Dra. Keila Suanny.

Segundo enfermeiro do CAPS o Dr. João Egídio, explicou que geralmente as pessoas pensam sobre suicídio falam sobre isso. Entretanto, existem alguns sinais que indicam que determinada pessoa tem risco de comportamento suicida tais como: doença psiquiátrica, alcoolismo, transtornos de personalidade, perda recente na família por morte, divórcio, histórico familiar de suicídio, sentimentos de culpa, solidão, pessimismo, isolamento social ou inabilidade para se relacionar e etc.

De acordo com a coordenadora do CAPS a Senhora Maria Vilani de Moura, que falou sobre a importância da rede de atenção que é fundamental para prevenção. "O fato de termos redes de serviço que acolhem e atendem pessoas com estes distúrbios, por si, já tem um efeito preventivo. Outro ponto importante, é que ter esta rede permite o acesso de pessoas que nunca tiveram este tipo de problema, mas podem vir a procurar em momentos de dificuldade", afirmou a mesma.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES