Celebração da Ceia do Senhor-quinta-feira Santa

Celebração da Ceia do Senhor-quinta-feira Santa

Celebração | Juerismar
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com uma boa participação da comunidade inhumense, foi realizada nesta Quinta-Feira Santa na Igreja São de Inhuma a Celebração do Lava-Pés, ?Ceia do Senhor?, celebrada pelo Padre Damião Luz Rocha. Na abertura da Celebração o Padre pediu que as mulheres ficassem na Igreja rezando e que os Homens lhe acompanhassem em uma caminhada pela a cidade. O evento já faz parte do Calendário da Igreja católica nesse período da Quaresma. Durante todos os dias a Igreja está tendo atividades religiosas.

UM POUCO SOBRE A HISTÓRIA

A Quinta-Feira Santa e o mistério do Lava-Pés

O ponto alto da Quinta-Feira Santa para os católicos é a celebração do Lava-Pés

O Lava-Pés Lava-Pés é observado por vários segmentos cristãos e tem com base o relato do evangelho de João 13:1-17, que menciona Jesus lavando os pés dos seus discípulos durante a última ceia O texto bíblico escrito pelo apóstolo João é memorável. Contextualiza dois acontecimentos conhecidos, além da própria atitude humilde de Jesus: o primeiro, o anúncio de que Judas Iscariotes era o traidor entres os discípulos, aquele venderia o filho de Deus por 30 moedas de prata; o segundo, um dos mais importantes símbolos para os cristãos ocidentais: trata-se da Santa Ceia.

Segundo as Escrituras Sagradas, Jesus ?levantou-se da mesa, tirou as suas vestes e, tomando uma toalha, cingiu-se; depois deitou água na bacia e começou a lavar os pés aos discípulos e a enxugar-lhos com a toalha com que estava cingido?. Nesse momento, um dos mais afoitos dos discípulos, que mais tarde se tornaria um ícone do Cristianismo, Simão Pedro perguntou a Jesus: ?Senhor, tu a mim me lavas os pés? Respondeu-lhe Jesus: O que eu faço, tu não o sabes agora, mas entendê-lo-ás mais tarde. Disse-lhe Pedro: Não me lavarás os pés jamais. Replicou-lhe Jesus: Se eu não te lavar, não tens parte comigo. Disse-lhe Simão Pedro: Senhor, não somente os meus pés, mas também as mãos e a cabeça. Declarou-lhe Jesus: Aquele que já se banhou, não tem necessidade de lavar senão os pés, porém está todo limpo?, diz Jesus a Pedro.

O texto ainda diz que após lavar os pés dos seus 12 seguidores, Jesus mandou a eles que fizessem o mesmo como gesto de humildade.

?Compreendeis o que vos tenho feito? Vós me chamais Mestre, e Senhor, e dizeis bem; porque eu o sou. Se eu, pois, sendo Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns aos outros; porque vos dei exemplo, a fim de que, como eu fiz, assim façais vós também?.

Com informações da Web

Fotos: Juerismar



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES