Gestantes de Inhuma participam de palestra sobre Microcefalia

Gestantes de Inhuma participam de palestra sobre Microcefalia

Palestra sobre Microcefalia | Arquivo CRAS
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Secretaria Municipal de Trabalho e Ação Comunitária através da equipe do CRAS realizou segunda-feira (14/12) uma palestra com as gestantes sobre a microcefalia ministrada pelo Enfermeiro João Egídio.

O Ministério da Saúde divulgou recentemente algumas recomendações para as mães que estão preocupadas com o aumento de casos de microcefalia, principalmente na região Nordeste. As recomendações são para que façam exames de pré-natal, evitem álcool e drogas, não usem medicamentos sem orientação médica e se protejam de mosquitos.

Ainda segundo a nota do Ministério, é importante que as gestantes e suas famílias adotem medidas que possam reduzir a presença de mosquitos transmissores de doenças, retirando recipientes que tenham água parada e cobrindo adequadamente locais de armazenamento de água.

De acordo com enfermeiro João Egídio a microcefalia trata-se de uma malformação congênita, em que o cérebro não se desenvolve de maneira adequada. Neste caso, os bebês nascem com perímetro cefálico (PC) menor que o normal, que habitualmente é superior a 33 cm.

Esse defeito congênito pode ser efeito de uma série de fatores de diferentes origens, como as substâncias químicas, agentes biológicos (infecciosos), como bactérias, vírus e radiação.

Ainda de acordo com o palestrante foram registrados até 25/10/2015, 423 casos suspeitos e 36 casos confirmados no estado do Piauí.

O Governo do Estado decretou situação excepcional de emergência em saúde pública no Piauí pelo período de 180 dias.

O secretário de Assistência Social ErivanAlmondes esteve presente na palestra e entregou kits de enxoval para as gestantes presentes na palestra e falou da importância de realizar o pré-natal.

Fotos: Arquivo Cras 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES