Horta terapêutica do CAPS passa por reformulação

Horta terapêutica do CAPS passa por reformulação

Horta comunitária | Juerismar
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No mês de Junho, em que se comemora o dia do meio ambiente, o CAPS de Inhuma-PI deu um importante passo e conta hoje com uma nova ferramenta no auxílio aos pacientes do Caps (Centro de Atenção Psicossocial); a horta terapêutica.

O projeto foi retomado e reformulado pelos funcionários com a atual coordenadora do serviço, com o apoio das Secretaria de Saúde e a de Agricultura, e tem mostrado resultados positivos na socialização dos pacientes. “A retomada do projeto da horta fazia parte dos nossos planos e conseguimos colocar em prática com a chegada da nova gestão, que está compromissada com a questão da saúde mental do município”, conta a coordenadora Vilani.

Ana Raquel Soares Lopes, psicóloga clínica do Caps, explica que para trabalhar o paciente psiquiátrico é necessário um cuidado especial. “É preciso trazer ele para a oficina. O projeto tem que cativá-lo. Quando ele começa a participar da horta, o tratamento é acoplado, tem as psicoterapias, as oficinas, a socialização, a medicação. Para cada paciente é um trabalho terapêutico individual, Nossos objetivos são sempre a socialização, o trabalho em equipe, a autonomia,o empoderamento, entre outros. ”, explica Raquel Lopes.

O objetivo é que a terapia possa continuar até mesmo após a colheita, com a venda e utilização do dinheiro arrecadado para adquirir material para os próprios pacientes. Este tipo de atividade trás o usuário de volta para o convívio com a comunidade e é incentivado a buscar sua própria fonte de renda, através do seu próprio trabalho.

Para o Prefeito Silva Junior, a iniciativa é um belo exemplo do resultado que a dedicação pode obter. “Muitas vezes é em pequenas atividades que vamos encontrar a maior satisfação. O trabalho na horta terapêutica é o exemplo disso, em mais de um sentido. É a prova de que o amor e a dedicação constroem um mundo melhor”, comentou o Prefeito.

Em breve retornaremos ao CAPS para acompanhar o andamento do projeto e evolução dos pacientes.

EQUIPE QUE COMPÕE O CAPS

Adaljerry Ferreira de Sousa -Psicopedagogo

Ana Raquel Soares Lopes – Psicóloga clínica

João Egídio Gonçalves – Enfermeiro

Keyla Suany G. dos Santos – Assistente Social

Vicente de Paulo G. Júnior – Médico Psiquiátra

Emanoel G. de Almondes – Vigia

Fabrício Soares – Assistente Administrativo



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES