I Fórum Comunitário do Selo Unicef de Inhuma Piauí Edição 2017/2020

I Fórum Comunitário do Selo Unicef de Inhuma Piauí Edição 2017/2020

Percussão | Juerismar
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Realizou-se na manhã desta terça-feira (28) na Escola Municipal Arlindo Cipriano Leal o I Fórum Comunitário do Selo Unicef Edição 2017/2020. O evento contou com a participação de vários representantes da sociedade civil organizada. Na abertura do evento fizeram uso da fala o Presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente Elton Almondes, a Articuladora do Selo Unicef em Inhuma a Secretária de Trabalho e Ação Comunitária a Senhora Maxshuellma Rufino Borges, e o Prefeito Municipal Antônio Rufino da Silva Júnior. Logo em seguida a facilitadora do I Fórum Comunitário do Selo Unicef 2017/2020 apresentou a metodologia do Fórum.

A fim de monitorar e certificar os impactos reais das politicas públicas no âmbito municipal, o Fundo das Nações Unidas para a infância – UNICEF lançou o Selo UNICEF Município Aprovado. O selo UNICEF – Município Aprovado é um reconhecimento internacional concedido para os municípios que mais avançam na promoção dos direitos de crianças e adolescentes.

O programa utiliza uma metodologia que combina capacitação de gestores municipais, melhoria dos mecanismos de gestão local e ampla mobilização social, através de uma série de atividades voltadas a melhoria da qualidade de vida de crianças, adolescentes e suas famílias.

A partir de um diagnóstico e de dados levantados pelo UNICEF, os municípios que se inscrevem passam a conhecer melhor sua realidade e as políticas voltadas para infância e adolescência. Com dados concretos e participação popular, o município tem condições de rever suas políticas e repensar estratégias de forma a alcançar os objetivos buscados, que estão relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

O 1º Fórum Comunitário é o espaço em que efetivamente a comunidade passa a ser parte do planejamento das ações relacionadas ao Selo UNICEF e contribui na busca por respostas que produzam impactos reais e positivos sobre a vida de crianças e adolescentes.

O objetivo deste fórum é construir conjuntamente, administração pública e sociedade civil, um Plano de Ação para enfrentar os principais problemas do município, que deverá ser implementado pela gestão municipal ao longo dos quatro anos do ciclo do Selo UNICEF.

O encerramento do evento foi as 14:30h, com as apresentações das propostas, com as considerações finais e a entrega dos certificados. 

Fotos: Juerismar



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES