Inhuma é contemplada com o Projeto “Piauí Mais Verde”

Inhuma é contemplada com o Projeto “Piauí Mais Verde”

Arborização-Avenida Castelo Branco | Juerismar
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Cidade de Inhuma Piauí foi contemplada recentemente através do Projeto “Piauí Mais Verde”. Que visa o plantio de mudas da flora nativas em áreas urbanas do município. A iniciativa está sendo executada no município pelo Governo do Estado do Piauí, através da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos -SEMAR, em parceria com Prefeitura Municipal de Inhuma e a Coordenação da Defesa Civil do Município.

De acordo com o Coordenador da Defesa Civil no Município, Neto Mercê, nessa primeira ação ambiental já foram plantadas Ipês de Cores variadas e de forma alternada na Avenida Castelo Branco, e que em breve a prefeitura estará revitalizando também a Avenida Ribeiro Gonçalves.

Neto Mercê falou que os Ipês foram plantados substituindo as árvores Nim, pois os pesquisadores de universidades brasileiras constataram que se devem evitar a proliferação da  arvoré Nim, tendo em vista dos danos ambientais já verificados, como também evitar o cultivo da espécie, que vem provocando prejuízos a outras espécies vegetais e até animais, uma vez que possui também  propriedades repelentes. Neto falou ainda, que a partir do dia (09) de junho, acontecerá o reflorestamento do Rio São Vicente, através de um Projeto desenvolvido pelos alunos da Escola Luis Pedro de Carvalho, da localidade Buriti Comprido.

Além do Coordenador da Defesa Civil Neto Mercê, Prefeito Silva Júnior, vice-prefeito Deusim Aguiar, Secretário de Meio Ambiente Ziza Carvalho e os secretários municipais acompanharam a plantação simbólica dos Ipês na Avenida Castelo Branco.

UM POUCO SOBRE OS IPÊS

O ipê é uma árvore do gênero Tabebuia (antes Tecoma), pertencente à família das bignoniáceas, podendo ser encontrada em seu estado nativo por todo o Brasil.

Durante muitos anos o Ipê foi considerada a árvore nacional. Foi substituída pelo Pau-Brasil, tendo o título modificado para flor nacional. Não importa se árvore nacional ou não, é uma árvore importante da flora brasileira e nos oferece grandes benefícios.

O Ipê costuma perder todas as suas folhas durante o inverno e ficar repleto de flores no início da primavera. Esta característica faz com que esta árvore oferece melhor luminosidade no espaço plantado durante o inverno e uma excelente sombra no restante do ano.

A madeira do ipê é considerada madeira de lei devido as suas características: resistente, flexível e dura. É muito utilizada nas construções civis e navais.

O Ipê costuma ter entre 6 a 12 metros, sendo que o ipê amarelo pode chegar até 25 metros dependendo do local plantado.

Na primavera costuma oferecer um espetáculo de cores se destacando em meio a tantas outras espécies nos espaços públicos. A coloração da flores pode ser nas seguintes cores: branca, amarela, vermelha, rosa e roxa.

O ipê deve ser plantado sobre sol pleno em solo fértil, bem drenável e enriquecido em matéria orgânica. Exige rega regular no primeiro ano, mas é resistente aos períodos de estiagem.

Fotos: Parcialmente Juerismar

Com informações do Portal Painel Florestal e coordenadoria da defesa civil 

publicado por: Ascom



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES