Ministério Público realiza Audiência Pública em Inhuma para tratar Municipalização no Trãnsito

Ministério Público realiza Audiência Pública em Inhuma para tratar Municipalização no Trãnsito

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Realizou-se nesta sexta-feira dia (14) de maio de 2011 no Auditório Professora Marizete, uma Audiência Pública para tratar da Municipalização do Trânsito em Inhuma. A Audiência Pública é uma iniciativa do Ministério Público de Inhuma em Parceria com o (DETRAN-PI), tem por objetivo organizar o trânsito de Inhuma, e Combater aos Crimes de Trânsito, em especial, dirigir veículo sem habilitação e sem documento do veículo.

A Promotora de Justiça de Inhuma, representada pela Drª Maria Eugênia Gonçalves Bastos, com apoio da Polícia Militar de Inhuma, do Comando de Valença e do Poder Judiciário lançaram no último dia (05) de maio do ano em curso uma Campanha de Combate aos Crimes de Trânsito. O art. 309 e 310 do Código de Trânsito Brasileiro entraram em vigor em 1998, mas no município de Inhuma ainda não tinha sido executado por completo.

A promotora de Justiça de Inhuma, Drª Maria Eugênia Gonçalves Bastos, deu início aos trabalhos falando da importância da Municipalização do Trânsito em Inhuma e sobre a reunião que aconteceu na Procuradoria, com a presença do Prefeito de Inhuma Dr. Moacir Gonçalves de Carvalho e do Diretor Geral do (DETRAN), o Senhor José Antônio Vasconcelos. ?Quando cheguei aqui em Inhuma encontrei um trânsito desordenado, uma realidade bem distante da Lei. Como Promotora, sei das dificuldades que as pessoas terão para adaptar-se a essa nova realidade, mas não posso ficar de braços cruzados, no final todos sairão fortalecidos. Estamos aqui reunidos para darmos o primeiro passo no Projeto de Municipalização do Trânsito de Inhuma. Queremos uma cidade Modelo, Piloto para o Piauí.? Frisou Drª Maria Eugênia.

A Promotora questionou se o Prefeito gostaria de fazer uso da palavra, ele respondeu que sim. O Prefeito de Inhuma, Moacir Gonçalves de Carvalho, começou seu discurso falando que a partir do dia (05) de maio a sua vida mudou. O Prefeito falou que não poderia deixar de dar uma satisfação para a sociedade, e que a economia de Inhuma tinha parado, por conta da fiscalização no trânsito de Inhuma. Ele disse que em Inhuma nunca tinha acontecido um ato dessa natureza, e que a comunidade está com medo de andar em seus veículos. O Prefeito falou que essa operação chocou muita gente e que a mesma atingiu de certa forma todos os segmentos da sociedade.

Quando o Prefeito falou que o município de Inhuma tem o povo mais trabalhador do Estado do Piauí e que é contra a forma veemente dessa fiscalização ele foi aplaudido pela população. Nesse momento a Promotora encerrou seu discurso e em seguida a Audiência Pública, justificando que os trabalhos não estavam avançando.

A operação está sendo ordenada pelo Governo do Estado, Ministério Público, Secretaria da Fazenda, (DETRAN), e Polícia Militar. O objetivo da operação é regularizar 100 mil veículos com o (IPVA) atrasado. Segundo o Secretario da Fazenda Silvano Alencar, os grandes responsáveis pelos acidentes e altos gastos na Saúde são as motocicletas no interior do Estado. O Estado espera arrecadar na operação de fiscalização cerca de quarenta milhões de reais.

O (DETRAN) faz o Projeto de Municipalização, envia para o Prefeito, para o Ministério Público e para a Câmara para ser votado. Esse é um processo longo e pode durar até dois anos para ser concluído.

A Audiência Pública contou com a presença de diversas autoridades da esfera Política Municipal, como: Prefeito Municipal, Presidente da Câmara de Inhuma, Vereadores e Secretários Municipais. Também estavam presentes Pastores, Padre e populares.

A Promotora de Justiça Drª Maria Eugênia Gonçalves convidou para a Audiência Pública os representantes do Estado; Diretor Geral do (DETRAN) José Antônio Vasconcelos e o Comandante da Companhia de Trânsito do Piauí Major Leandro Castelo Branco.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES