Municípios do Piauí expõem problemas em manifestação

Municípios do Piauí expõem problemas em manifestação

Manifestação-prefeitos | Arquivo APPM
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Prefeitos organizam passeata em protesto às quedas do FPM

Mais de 150 municípios piauienses participaram do protesto contra as quedas das receitas municipais e a falta de cumprimento de compromissos dos governos estadual e federal com esse ente. A Mobilização em Defesa dos Municípios teve início na manhã desta quinta-feira (27), partindo da Assembleia Legislativa até o Palácio de Karnak.

O presidente da Associação Piauiense de Municípios, Arinaldo Leal, e os demais prefeitos, secretários municipais e vereadores foram recebidos pelo presidente da Assembleia, deputado Themistocles Filho, que garantiu apoio à causa. Arinaldo mostrou aos deputados os diversos problemas por quais passam os municípios nas áreas da saúde, educação, a questão dos royalties de petróleo, energia elétrica e a seca

“Um dos fatos mais graves é a queda do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Tínhamos a expectativa que o FPM crescesse 28% em 2015 para podermos cumprir com os pisos e o reajuste do salário mínimo, mas tivemos um crescimento de apenas 3%, sendo que no comparativo de agosto de 2014 e agosto de 2015 a queda chega a 24%. Dessa maneira não conseguiremos fechar as contas até o final do ano”, explica Arinaldo Leal.

O presidente da APPM ressaltou ainda que não existe situação pior, dentre os entes federados, do que a do Município. “Essa queda nos repasses, aliada ao crescimento de nossas obrigações e aos reajustes, vem se acumulando nos últimos três anos. A política de desoneração do governo federal também prejudicou em muito os municípios. A situação hoje é insustentável”, destaca.

Na ocasião foi entregue um projeto de lei para que o estado do Piauí repasse um recurso extra para ajudar os municípios, cerca de 2/3 da média de um FPM, para tocar projetos que deveriam ser realizados pelo próprio Estado.

Da Assembleia os municipalistas partiram em marcha até o Karnak pela avenida Frei Serafim, com um público total de cerca de 500 participantes que gritavam palavras de ordem e informavam a população a problemática pela qual os municípios passam. O governador Wellington Dias aguardava os manifestantes nas portas da casa oficial.

“Analisaremos cada solicitação dos prefeitos e criaremos um grupo para tratar direto com governo federal de nossas principais solicitações, que muitas vezes são as mesmas dos municípios. Quanto as parcelas do cofinanciamento da saúde e do transporte escolar que não foram honradas em 2014, trabalharemos para apresentar uma proposta aos prefeitos até o mês de novembro próximo”, revelou Dias.

A manifestação contou com apoio dos Objetivos do Desenvolvimento do Milênio (ODM), Conselho dos Secretários Municipais de Saúde (Cosems), União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas).

Fonte: Portal APPM



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES