PEC do Diploma: Votação em 2º turno no Senado será em fevereiro

PEC do Diploma: Votação em 2º turno no Senado será em fevereiro

Agora é oficial. Ficou para fevereiro de 2012 a votação em segundo turno da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 33/2009, que restabelece a exigência de diploma de curso de nível superior de Comunicação Social para o exercício da função de jornalista. O acordo para votação da matéria foi anunciado pelo líder do DEM no Senado, Demóstenes Torres (GO).

A PEC do Diploma, como a proposição ficou conhecida, foi aprovada em primeiro turno pelo Senado em 30 de novembro, com 65 votos favoráveis e sete votos contrários. A votação em segundo turno, no entanto, ficou à espera de um acordo entre as lideranças partidárias, o que só ocorreu esta semana. - A PEC será votada no início de fevereiro. Continuarei votando contra, mas há acordo para a votação do segundo turno da matéria ? afirmou Demóstenes, acrescentando que a decisão acabaria com a insatisfação do senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE), autor da proposta e defensor de sua votação ainda este ano. O acordo entre os líderes partidários quebra a última barreira necessária à tramitação da PEC do Diploma no Senado. A partir de agora, o momento é de mobilizar a categoria para a aprovação da matéria, por meio de mensagens e contatos feitos com o conjunto de senadores.

A bancada de senadores do Ceará tem papel fundamental nas articulações para aprovação da matéria. O relator da matéria no Senado, Inácio Arruda (PCdoB), viabilizou a votação da PEC em primeiro turno neste ano, por meio de contatos feitos junto ao presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). O líder do governo Dilma Rousseff (PT) no Congresso Nacional, José Pimentel (PT), foi um dos responsáveis pelo apoio unânime da bancada de seu partido à Proposta: todos os 13 senadores petistas votaram favoravelmente à PEC. Já o presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado, Eunício Oliveira (PMDB), conquistou dez votos pró-PEC do Diploma entre seus correligionários.

O apoio de 65 senadores à matéria, correspondente a 80,2% da composição da Casa, favorece as articulações para que se procure ampliar a adesão à matéria entre os senadores, com vistas à nova votação que acontecerá em fevereiro do próximo ano. A votação da matéria conquistou apoio maciço entre as bancadas partidárias: os senadores do PT, PSB, PCdoB, PSOL, PV, PRB e PSC votaram integralmente a favor da matéria. Já a maioria dos senadores do PMDB, PSDB, PR, PP, PTB, DEM e PDT também apoiou a iniciativa.

?A adesão comprova que a PEC teve adesão suprapartidária, em consequência do grande trabalho desenvolvido pela Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e pelo conjunto dos 31 sindicatos dos jornalistas do país, em especial o Sindjorce. Também é importante destacar o protagonismo do Nordeste nesta votação: a região teve 20 senadores entre os votos favoráveis à matéria, respondendo pela maior quantidade de votos dados à PEC?, destaca o coordenador do Grupo de Trabalho (GT) do Diploma na Região, Salomão de Castro. Para garantir a aprovação da PEC do Diploma, mande mensagens aos senadores em defesa da aprovação da iniciativa no segundo turno:

Fonte: Sindjorce



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES