Presidente da APPM convoca prefeitos piauienses para Mobilização em Brasília

Presidente da APPM convoca prefeitos piauienses para Mobilização em Brasília

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A nova mobilização promovida pela CNM, juntamente com as entidades municipalistas de todo o Brasil, acontecerá nos dias 13 e 14 de setembro

Por Karine Santiago - Portal APPM

Presidente da APPM e Prefeito de Bocaina, Francisco de Macêdo (Foto: Portal APPM)

O presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM) e prefeito de Bocaina, Francisco de Macêdo Neto convoca todos os gestores municipais do estado, para mais uma mobilização em prol dos interesses municipalistas. A nova mobilização promovida pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), juntamente com as entidades municipalistas de todo o Brasil, acontecerá nos dias 13 e 14 de setembro, no auditório Petrônio Portela, no Senado Federal, em Brasília. A expectativa é reunir milhares de prefeitos de todo o País.

O presidente da APPM ratificou o convite a todos os prefeitos piauienses a se fazerem presentes em Brasília, com o intuito de apoiar questões relevantes ao municipalismo brasileiro.

A Mobilização reivindicará temas como: Royalties, Emenda Constitucional 29, impacto da nova crise econômica mundial e resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Francisco de Macêdo Neto informou acerca de um compromisso do presidente do Congresso Nacional, José Sarney para discutir o veto do pré-sal no dia 15 de setembro. O veto da divisão dos royalties do pré-sal foi sancionado pelo ex-presidente Lula, em 2009.

Durante a mobilização também serão debatidas e apresentadas aos gestores, alternativas referentes aos royalties do pré-sal. ?Todos os prefeitos do país são convocados a participarem da mobilização. Os prefeitos piauienses devem dar apoio ao senador Wellington Dias na busca desse entendimento. Vamos solicitar das bancadas piauienses no Congresso, o apoio para a derrubada do veto do pré-sal, porque isso será de grande valia para todos os municípios brasileiros?, destaca Mãcedo.

Outro assunto que será debatido na mobilização em Brasília, é a Emenda Constitucional 29, que Macedo considera como uma questão que se arrasta há muitos anos, sem resolutividade. Os prefeitos reivindicam que os Estados e a União devem subdisiar mais recursos para a saúde pública, já que os municípios não podem arcar com os gastos provenientes desse setor. ?Não justifica que no ano passado, os municípios gastaram 22% com a saúde, enquanto só devem gastar 15%?, reclama.

Macedo informou ainda que durante a Mobilização dos dias 13 e 14 de setembro, os gestores apresentarão propostas ao Presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia para colocar em votação a Emenda Constitucional 29, no dia 28 de setembro.

Fonte: Portal APPM



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES