Secretaria Municipal de Trabalho e Ação Comunitária Comemora 18 de maio

Secretaria Municipal de Trabalho e Ação Comunitária Comemora 18 de maio

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A prefeitura Municipal de Inhuma através da Secretaria Municipal de Trabalho e Ação Comunitária comemorou o dia 18 de maio, (Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e adolescentes) com o tema: Esquecer é permitir, Lembrar é Combater. A comemoração contou também com a participação de representantes da educação, Poder Judiciário, Ministério Público Defensoria Pública, Escolas Públicas e Privadas, segurança, Conselho da Criança e do Adolescente, Conselho Tutelar, Conselho de Saúde, Conselho do Idoso, CRAS e CMDCA.

O evento aconteceu nesta terça-feira no poliesportivo municipal. Muitas crianças e adolescente participaram do evento. Também se fizeram presentes algumas famílias inhumenses. A comemoração começou por volta das 9:hs da manhã com a formação da mesa de honra e em seguida houve a execução do Hino Nacional.

A abertura oficial foi feita pela Secretária de Trabalho e Ação Comunitária senhorita Luciana custodio Ferreira. A mesma falou que neste dia (18) está mobilizando a comunidade inhumense para estarem mais atentas ao comportamento das crianças e dos adolescentes. Ela pediu que a sociedade fizesse denúncias a qualquer forma de abuso ou exploração sexual de crianças e adolescentes. Que não retire deles o seu maior direito, o de ser criança. ?Sabemos que há violação nos direitos da criança e do adolescente, mas a luta da Secretaria e dos Conselhos municipais continua, pois queremos uma Inhuma mais protetora, denuncie?. Frisou Luciana

A Defensora Pública Paula Paptista deixou bem claro em sua explanação que a atenção assistencial do judiciário está voltada para atender as vitimas e não aos criminosos. ?quero aqui agradecer ao Conselho Tutelar, poucas cidades têm um conselho atuante como o de Inhuma. Às vezes não precisamos fazer muitos esforços, eles já trazem o caso com um relatório social. Alem do caso do abuso sexual a força, existe também o abuso sexual na relação familiar. A pena para o crime de abuso sexual contra a criança e adolescente, ou seja, contra a menor de 14 é de 8 a 12 anos de reclusão. A menor não tem o discernimento, maturidade de relação sexual. O abuso de menor tem que ser punido, denuncie através do 190 na delegacia, no Ministério Público e no Conselho Tutelar e no Conselho da Criança e do adolescente? Frisou Paula Baptista

Depois teve apresentação cultural pelo grupo de Teatro Cultura Viva e apresentação do grupo de dança dialéticos do hip hop, ambos surgiram no projovem. Após as apresentações foram feitas explanações pelas autoridades presentes. O prefeito Moacir Gonçalves de Carvalho, popular Doutor Moura, disse que é um momento que merece destaque, pois que está na mídia. ?Devemos nos preocupar porque essa violação dos direitos da criança e do adolescente está acontecendo no mundo inteiro. Lamentavelmente estamos convivendo com esta realidade. Tenho certeza que os resultados deste evento ficarão. Temos que deixar a teoria e partir para prática, essas crianças merecem o nosso apoio e a nossa proteção. Estamos preocupados com a nossa comunidade e pedimos que as pessoas denunciassem qualquer forma de maltrato contra esses pequeninos, que são criaturas de Deus? Frisou Dr. Moura.

Prestigiaram o evento as seguintes autoridades: Prefeito Moacir Gonçalves de Carvalho, Eronildes representando a Secretária de Educação, Secretária Municipal de Trabalho e Ação Comunitária Luciana Custodio Ferreira, Secretário de Serviços Públicos e Urabanismo Erivan, Psicólogo Aluízio José Gonçalves, Assistente Social Conceição Segunda, Paula Baptista Defensora Pública, Darciane Borges representando o Secretário de Saúde, Presidente do Conselho Tutelar Elton Almondes Soares, Delegado Francisco de Assis Pereira, Presidente do Conselho da Criança e do adolescente José Almeida, Presidente do Conselho de Saúde Antônia Rodrigues, Presidente do Conselho do Idoso Domingas Macêdo e o vereador Antônio Carlos.

POR QUE O 18 DE MAIO

Nesse dia, em 1973, uma menina capixaba de Vitória/ES foi seqüestrada, espancada, estuprada, drogada e assassinada numa orgia imensurável. Seu corpo apareceu seis dias depois desfigurado por ácido. Os agressores jamais foram punidos. O movimento em defesa dos direitos de crianças e adolescentes, após uma forte mobilização. Conquistou a aprovação da Lei Federal 9.970/2000 que instituiu o 18 de maio como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e á Exploração Sexual contra Criança e Adolescente, com o objetivo de mobilizar a sociedade brasileira e convocá-la para o engajamento pelos direitos de crianças e adolescentes e na luta pelo fim da violência sexual. Portanto, esse é um dia que toda a população do Brasil deve se manifestar contra a violência sexual cometida contra crianças e adolescentes.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES