Secretaria Municpal de Educação realiza curso de capacitação

Secretaria Municpal de Educação realiza curso de capacitação

Foto: Juerismar | Foto: Juerismar
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Secretaria Municipal de Educação realizou hoje pela manhã um Curso de ?Leitura e Produção de Textos como ferramentas facilitadoras entre o aluno e o conhecimento novo?. O curso foi ministrado por Socorro de Maria Soares de Macêdo, Graduada em Letras Português pela Universidade Estadual do Piauí. Pós-Graduada em Linguagens, Códigos e Tecnologias ? UESPI; Pós-Graduada em Psicopedagogia Clinica e Institucional pela ISEPRO. Funcionária Pública Estadual-PI; Professora das Faculdades ISEPRO, ULBRA E FAIBRA.

O curso visa à qualificação e aprimoramento de docentes, de outros profissionais liberais e acadêmicos em geral, através de uma proposta de reflexão e aplicação prática dos conceitos e abordagens que fundamentam o desenvolvimento das atividades de leitura e produção de textos orais e escritos, abrangendo os gêneros fundamentais presentes em nosso contexto sócio-cultural. Serão focalizadas ainda, em um sentido amplo, questões do discurso, suas condições de produção e sua relação com objetos artísticos e culturais como a literatura e o cinema.

Os temas a serem trabalhados são os seguintes; Concepções de Leitura e a Relação com Ensino-Aprendizagem; Leitura na Escola, problemas e tentativas de solução; Aprendizagem Significativa da teoria à prática; Oficinas de Produção de Textos Orais; Linguagens da TV e do Vídeo; Metodologia do Ensino da Leitura e da Escrita; Objetivos da Leitura; Gêneros Textuais; O uso do jornal na sala de aula, com a formação de uma leitura crítica; Biblioteca Escolar e Leitura na Escola Caminhos para sua Dinamização; Organização e Gestão do tempo Pedagógico; Profissional do Meio Pedagógico; Projeto Leitura.

O curso tem como objetivo proporcionar aos participantes um melhor entendimento a respeito das concepções teóricas subjacentes às práticas de leitura e de produção de textos; Adequar o contato dos participantes com uma grande diversidade de suportes e gêneros textuais e discursivos, abrangendo desde o funcionamento dos textos eletrônico-digitais até a especificidade dos textos literários; Verificar o aprimoramento profissional em diversas áreas, sobretudo na docência, no que diz respeito às competências de leitura e de produção textual; Examinar as questões do discurso em suas relações com a produção de objetos artístico-culturais como o cinema e a leitura; Proporcionar instrumentos teóricos capazes de subsidiar o desenvolvimento de atividades de pesquisa e ensino.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES