Secretário Municipal de Educação de Inhuma premia alunos do Projeto

Secretário Municipal de Educação de Inhuma premia alunos do Projeto

Premiação | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Professora Maria Luiza Pereira Dionísio Sousa da Escola Municipal São Francisco, comunidade Baixas do Maranhão, zona rural, localizada a 25,00km da sede do Município, desenvolveu o projeto: “Retalhos de Nossas Histórias” em uma turma do 2º Ano, composta por 18 alunos, em diferentes níveis de desenvolvimento da aprendizagem. Um projeto de leitura e escrita que teve como objetivo principal proporcionar ao aluno o desenvolvimento de diversas habilidades tais como: leitura, escrita, oralidade, valores, socialização e respeito, tendo como base os livros paradidáticos.

Para isto, recorreu ao apoio da comunidade Escolar, na pessoa da Diretora Edileusa Leonília de Brito, das famílias e da Secretaria Municipal de Educação. Tendo o apoio total de todas as instâncias.

ETAPAS DO PROJETO:

1º Reunião com os envolvidos para apresentação do projeto;

2º Cada pai e / ou responsável escolheu um livro e levou para ler com o filho (a) em casa;

3º Após apresentação detalhada de como seria o desenvolvimento do projeto foi feita a exposição de 50 livros, separados de acordo com o nível de leitura de cada aluno, para que cada um escolhesse um livro para estudar com a família;

4º A cada semana um aluno levava o livro escolhido para casa em uma mochila confeccionada com retalhos de tecidos que os próprios alunos trouxeram de casa, dentro ia um comunicado com a data agendada para apresentação da família na escola, uma carta de orientação, uma atividade escrita correspondente ao livro e todo material necessário para realização da mesma;

5º Na semana seguinte a família retornava e apresentava o livro estudado conforme tinham planejado (Leitura do livro, recontar a história, dramatização, poesias, caracterização, músicas etc.). Após a apresentação a família reescrevia e ilustrava parte da história em retalho de tecido, brevemente iniciado pelo aluno; Enquanto o restante da turma fazia uma atividade relativa ao livro do colega, as quais eram arquivadas no portfólio da turma;

6º No decorrer do projeto os alunos eram incentivados a lerem livros e registrar na sua ficha de leitura;

7º Os alunos escolheram e dramatizaram uma das histórias estudas ( A Velhinha e o Porco, da autora Rosinha);

8º A turma selecionou uma média de 100 livros e, em dois grupos, passearam pela comunidade distribuindo-os e incentivando as pessoas a desenvolverem a prática de leitura também.

9º A turma apresentou seu projeto em outra escola da comunidade (Porfírio Mendes de Moura) para turmas do 4º e 5º Ano e alunos do Programa Novo Mais Educação.

10º Foi realizado a culminância do projeto com a participação da comunidade Escolar, famílias e equipe da Secretaria Municipal de Educação do Município, no evento foi apresentado o resultado do projeto, a manta confeccionada com os retalhos de tecido onde a família havia ilustrado o livro estudado, poesias produzidas, o portfólio com as atividades dos alunos, painel de fotografias de todas as etapas do projeto; dramatização de uma das histórias, depoimentos das famílias, vídeos, coreografias de música e cada família ganhou um DVD de fotos com capa personalizada. Foram premiados os oito alunos que leram o maior número de livros no decorrer do projeto, quatro alunos do 2º lugar ganharam medalhas de prata e os quatro alunos de 1º lugar ganharam troféus do secretário Municipal de Educação do município, Prof. Marcos Antônio de Oliveira Rufino.

O projeto foi uma grande conquista, além de ter sido uma forma lúdica de trabalhar a leitura, escrita, oralidade, valores, socialização, respeito, isto porque cada livro (história) nos proporcionava trabalhar temas como: família, preservação do meio ambiente, cuidado com os animais, sonhos, amizade, solidariedade, enfim, melhorou muito o convívio dos envolvidos, aproximou a família da escola que entendeu o valor da parceria entre ambas tornando-se corresponsáveis no processo de aprendizagem dos filhos. Foi muito valioso e gratificante.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES