Sexta-feira da Paixão é celebrada com procissões nas ruas de Inhuma

Sexta-feira da Paixão é celebrada com procissões nas ruas de Inhuma

Procissão-Senhor Morto | Juerismar
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A "Sexta-feira da Paixão" , quando as comunidades cristãs lembram a crucificação de Jesus Cristo, foi celebrada pela Igreja Católica com uma grande procissão, que saiu da Igreja Matriz até a Igreja do Bairro LIberdade. A tradicional procissão do "senhor morto", levou muitos fiéis ás ruas. O momento de celebração foi coordenado pelo Padre Antônio Marcos e equipe. A Polícia Militar fizeram a segurança dos fiéis durante a procissão que durou cerca de uma hora.

UM POUCO SOBRE A SEXTA-FEIRA SANTA

A Sexta-Feira Santa, também chamada de "Sexta Feira da Paixão", é a sexta-feira que ocorre antes do domingo de Páscoa, e é o dia em que os cristãos relembram a morte de Jesus Cristo na cruz.

A Sexta-Feira Santa é um feriado móvel, assim como a Páscoa. No Domingo de Páscoa, os cristãos celebram a ressurreição de Cristo.

A Sexta-Feira Santa em 2016 caíra no dia 25 de março.

A Sexta-feira da paixão sucede o fim da Quaresma (período de penitência de 40 dias que começa a seguir o Carnaval), na quinta-feira.

O feriado da Paixão de Cristo é o primeiro dos três dias que celebram a ressurreição do Messias dos cristãos que, de acordo com a doutrina cristã, morreu na cruz para salvar os seres humanos dos seus pecados.

Ver também: Sábado de Aleluia.

Mensagem para a Sexta-feira Santa

Não podemos deixar de lembrar o principal objetivo deste feriado: o sacrifício de Cristo em prol de toda a humanidade! Vamos aproveitar e fazer uma reflexão sobre o nosso comportamento. Estamos sendo bons cristãos? Estamos ajudando o próximo, a exemplo da mensagem que Jesus nos deixou? Tenha uma boa Páscoa!

Jesus foi humilhado, torturado e morreu na cruz para nos salvar… Ele passou por todo esse sofrimento em silêncio, sem reclamar, pois, a sua fé era maior do que qualquer dor física. Vamos ter Jesus como um exemplo de força e perseverança para nossas vidas!

Tradições da Sexta-feira Santa

Nesta data, acontecem diversos rituais religiosos. A Igreja Católica aconselha aos fiéis cristãos a fazerem algum tipo de penitência, como jejum e a abstinência de carne ou de qualquer ato que se refira ao prazer mundano.

Procissões e reconstituições da Via Sacra (caminho que Cristo teria percorrido ao carregar a cruz antes de morrer) são alguns dos rituais mais populares.

A adoração da cruz pelos católicos também é um símbolo que representa as tradições típicas da Sexta-Feira da Paixão. Muitos devotos costumam beijar os seus crucifixos em sinal de respeito e eterno agradecimento à Jesus, por ter se sacrificado em prol da humanidade.

Significado da Sexta-feira Santa

Segundo a tradição cristã, a ressurreição de Cristo aconteceu em um domingo, no dia 14 de Nisã, de acordo com o calendário hebraico.

Assim sendo, contando a partir do domingo, e sabendo que o costume judaico contava o primeiro e o último dia, concluiu-se que Jesus morreu numa sexta-feira.

Atualmente, a escolha da data é feita baseada na primeira lua cheia após o equinócio da primavera (no Hemisfério Norte) e do outono (no Hemisfério Sul). Nesta caso, a Sexta-feira Santa pode ocorrer entre os dias 22 de março e 25 de abril.

Fotos: Juerismar 

Foto: Reprodução web



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES