Aconteceu a III Oficina de Educação Contextualizada Para Convivência com o Semiárido

Aconteceu a III Oficina de Educação Contextualizada Para Convivência com o Semiárido

Alunos apresentando a peças Segue a Seca | ASCOM Ipiranga Izaias Pontes
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com o tema: “Riquezas da Minha Terra Versão de Nossa História”

A Escola Municipal 13 de Maio na Localidade Furta-lhe a Volta realizou o III Oficina de Educação Contextualizada com o Semiárido, Professores e Alunos realizaram uma pesquisa de campo para diagnosticar as potencialidades da comunidade, foram 142 famílias visitadas, participaram alunos do 6° ao 9° ano e a o objetivo pesquisa foi construir uma estratégia para implementação de uma proposta de Educação para convivência com o Semiárido, essa pesquisa teve seu início no mês de setembro e culminou na sexta-feira (06/11) com diversas apresentações como: Dança, Literatura de Cordel que o ponto forte da Escola, e apresentações de Teatro e “Embolada”, os Professores também participaram apresentando uma paródia da Música "Pra Não dize que não falei das flores"

Os Professores da Escola Municipal Antônio Tapety também estavam presentes.

O Presidenta da Câmara Municipal de Ipiranga Vereador João Batista e o Secretário de Agricultura Francisco Alves estiveram presentes no evento.

A Professora Mestranda Sueleuda Silva é quem está Coordenando a proposta de Educação Contextualizada para a convivência com o Semiárido, Assim como a Escola Liberato Vieira na Localidade Brejo da Fortaleza pioneira na nossa região com essa proposta, a Escola Antônio Tapety na Localidade Jardim também aderiu a esse novo modelo de Educação.

A educação contextualizada é um elemento fundamental na construção de um desenvolvimento sustentável no Semiárido. Ela precisa contemplar os desafios e perspectivas da educação no Semiárido, mas também a educação ambiental e o processo de desertificação no Semiárido.

O conhecimento e a educação não são processos neutros como muitas vezes alguns os apresentam. Eles estão em correlação e a serviço da visão de mundo e de sociedade que se quer construir. Quando se quer negar determinado tipo de conhecimento ou evitar que ele se divulgue - pois pode prejudicar os projetos dos exploradores e donos do poder -, a estratégia é proibir a veiculação e/ou valorização dos mesmos, evitando que determinadas classes e categorias tenham acesso aos processos educacionais e de conhecimento. Assim pode-se entender melhor porque as elites brasileiras sempre afirmaram que o Semiárido não possui e nem produz conhecimentos e que seu povo é atrasado na educação. Aceitando-se uma tese como esta aceita-se, por extensão, que para “salvar” o Semiárido é preciso impor e trazer conhecimentos de fora. Essa, aliás, foi e é uma premissa básica de todas as ações de combate à seca: impor e importar conhecimentos, visto que o povo do Semiárido não teria capacidade de produzir seus próprios conhecimentos.

Desse processo resultou, no Semiárido, a enorme massa de analfabetos ainda hoje existentes. Produziu, também, as péssimas escolas atuantes no Semiárido, especialmente na área rural. Escolas que estimulam o êxodo rural, geram nas pessoas “a vergonha” e baixa autoestima pela vida no Semiárido. A própria assistência técnica contribuiu para que os agricultores desvalorizassem o que era seu, seu modo de vida, sua terra e sua cultura. Nesse sentido, há uma coerência entre o que se faz na educação formal, na extensão e na assistência técnica numa perspectiva produtivista.

Hoje, embora ainda não se possa falar de uma educação contextualizada implementada, nem de um processo de convivência com o Semiárido implementado, há sinais que apontam que se está nesse caminho. Nas últimas décadas se destacam muitas ações que têm influenciado significativamente a educação no Semiárido. O que se busca é uma escola construtora de conhecimentos que, na interação com as comunidades, ajudem a transformar o Semiárido. Por isso, uma escola intérprete da realidade local, que fortaleça a identidade das pessoas e comunidades, que respeite a cultura, preserve o meio ambiente e promova um desenvolvimento sustentável



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES