Curso de Beneficiamento de Frutas No Brejo da Fortaleza

Curso de Beneficiamento de Frutas No Brejo da Fortaleza

Participantes do evento e Autoridades | ASCOM
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Aconteceu no sábado na Escola Municipal Liberato Vieira o encerramento do Curso de Beneficiamento Primário de Frutas, a realização do curso foi uma parceria da Prefeitura Municipal de Ipiranga e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Maria Lúcia foi a instrutora dessa capacitação que ensinou o grupo de mulheres que iram se organizar e começar uma associação com apoio da Prefeitura de Ipiranga.

Foram produzidas polpas concentradas de Tamarindo, Abacaxi, Acerola, Jaca, Banana, Manga, Maracujá, Caju e Goiaba.

O evento foi aberto pela Diretora da Escola Municipal Liberato Vieira Reginalda Alves que deu boas-vindas a todos.

A Chefe do Departamento de Empreendedorismo Conceição de Maria Lopes, falou de que iniciativas como estas mudam a realidade das pessoas tirando elas da situação de vulnerabilidade financeira, e que citou o exemplo da Artesão Flávia Silva que aproveitou as oportunidades e agora já caminha com seus “próprios pés” participando de feira e eventos em todo o Brasil.

O Professor Doutor da Universidade Federal (UFPI) Elmo Lima falou do início do seu trabalho na Localidade Brejo da Fortaleza, onde viu a necessidade que existia na comunidade e não havia nenhuma perspectiva de melhoras para a vida das pessoas e um curso desse tipo vem de encontro com a necessidade das pessoas no Brejo da Fortaleza. “Agora sim, eles poderão produzir e ter a quem vender” pontuou o Professor Elmo.

Genival Nascimento da Escola de Formação Paulo de Tarso que é parceiro da escola, falou que essa parceria continuará no próximo ano dando suporte técnico no que a escola precisar.

O Vice-Prefeito Eleito Gilvá Ramos também participou também do encerramento e disse que desde de 2012 tinha a vontade de implementar um projeto desse e que no ano que vêm vai apoiar esse grupo que será criado pelas mulheres do Brejo da Fortaleza.

O Prefeito Dr.Zé Maria na sua fala disse que irá apoiar o grupo de mulheres e que provisoriamente irá funcional na escola municipal que existe no local conhecido como “Morro” até se criarem condições financeira para construção de uma sede própria e parabenizou as mulheres participantes pela iniciativa de mudar a realidades de muitas famílias.

Além das polpas foram produzidos com Goiaba, doce Pastoso, Mousse e Geleia, pois foi a fruta que tinha em grande quantidade.

O Secretário de Agricultura Francisco Alves participou do evento e falou do Projeto de revitalização do Alho em nosso município.

Finalizando o evento foi servido um almoço oferecido pelas participantes do curso, mostrando que quando há união entre as pessoas tudo é possível.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES