Dia 18 de Maio é Marcado Por Roda de Conversa

Dia 18 de Maio é Marcado Por Roda de Conversa

Participantes da roda de conversa | ASCOM Ipiranga
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No dia 18 de maio de 1973, em Vitória no Estado do Espírito Santo, a menina Araceli Santos foi sequestrada, espancada, estuprada, drogada e assassinada numa orgia de drogas e sexo. Seu corpo, que apareceu seis dias depois, foi desfigurado por ácido. Os agressores de Araceli ficaram impunes. Este fato divulgado pela mídia chocou toda a nação, ficando conhecido como "Caso Araceli".

Infelizmente, o "caso Araceli" foi apenas mais um, dentre tantos que acontecem em nosso dia-a-dia, manchando a sociedade brasileira, através desta cruel forma de violação de direitos e degradação da vida humana, especialmente da infância e adolescência. No Brasil, a problemática da violência sexual contra crianças e adolescentes tem se manifestado através do abuso intra e extra familiar e da exploração sexual comercial, tornando-se cada vez mais evidente.

Com o objetivo de sensibilizar e mobilizar a sociedade para o enfrentamento dessa problemática, representantes de organizações governamentais e não-governamentais propuseram a criação de um Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Esse dia foi instituído em 2000, pela Lei Federal nº 9970/00. E, tendo sido esta Lei aprovada e sancionada, o movimento social em defesa dos direitos da criança e do adolescente, em conjunto com o governo federal, vem assumindo a organização de atividades e eventos de sensibilização e mobilização para promover esse dia como um marco de luta pelo fim da violência sexual contra crianças e adolescentes.

Em Ipiranga do Piauí o Conselho Tutelar trabalhou muito sobre está temática, com palestras, rodas de conversas principalmente nas Escola da Cidade de Ipiranga. Aconteceu também na segunda-feira (16/05) o Programa IP Notícias onde a Coordenadora do Conselho Tutelar Cleudiana Pereira dos Santos e Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente Valdemar Marinho de Sousa foram os entrevistados e puderam explanar sobre as atividades do Conselho Tutelar, as dificuldades e os problemas enfrentados na nossa cidade.

A programação culminou com uma roda de conversa com alunos, professores, representantes da sociedade civil organizada e membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Conselheiros Tutelares, o Prefeito Dr. Zé Maria, a Secretária Municipal de Assistência Social Maria Bernadete Lopes, o Promotor de Justiça da Comarca de Ipiranga Antônio César Gonçalves Barbosa, o Presidente da Câmara Municipal João Batista dos Santos, a Secretária Municipal de Educação Lecy Pinheiro Ramos, o Secretário Adjunto de Saúde Gilvá Ramos.

A Mesa de Honra ainda teve a Assistente Social Socorro Leite, a Psicóloga Gabriela Marinho Rocha e a Psicopedagoga Maria de Lourdes Rufino Leal.

O Presidente do CMDCA Valdemar Marinho de Sousa abriu a reunião falando da importância de ações de combate à exploração sexual de crianças e adolescente.

O Presidente da Câmara João Batista dos Santos, chamou a atenção dos casos acontecidos em nossa cidade e pediu que a população procure prestar mais atenção na mudança de comportamento das crianças.

A Coordenadora do Conselho Tutelar Cleudiana Pereira dos Santos na sua fala falou do trabalho desenvolvido pelo Conselho Tutelar em Ipiranga do Piauí e do total apoio que vem recebendo do Poder Público Municipal e que ela e suas colegas estão à disposição da população e denúncias podem ser feitas através do disk-denúncia 123 ou pelo 3440-1011 “garantimos sigilo total” disse ela.

O Grupo “Cutucamente” apresentou uma peça com tema “Faça Bonito” que retratou o abuso sofrido por crianças e adolescentes.

A Psicopegoga Maria de Lourdes Rufino Leal realizou uma palestra sobre os efeitos dos abusos sexuais sofridos por crianças e adolescentes.

Logo após a Psicóloga Gabriela Marinho Rocha também falou de abusos e os efeitos na vida de Crianças e adolescente.

O Promotor de Justiça da Comarca de Ipiranga do Piauí Antônio César Gonçalves Barbosa falou das consequências jurídicas dos atos de abusos contra crianças e adolescente, ele também parabenizou o trabalho desenvolvido pelo Conselho Tutelar.

A Assistente Social Socorro destacou o papel da família na proteção das crianças e dos adolescentes e que se todos fizessem sua parte os casos de abusos e mal tratos não aconteceriam com muita frequência.

A Secretária Municipal de Assistência Social Maria Bernadete Lopes parabenizou a todos pelo evento e disse que a secretaria de assistência social está apoiando firmemente as ações do conselho tutelar de Ipiranga do Piauí.

O Prefeito Dr. José dos Santos Rêgo na sua fala parabenizou à todos pelo evento e que sempre está à disposição do Conselho Tutelar de Ipiranga e que desde de o início de sua administração tem lutado pela melhoria do trabalho dos conselheiros tutelares, e que hoje os conselheiros tutelares têm um veículo para realizarem as visitas das famílias que precisem da ajuda do CT de Ipiranga, esse veículo é mais uma conquista da sua administração.

Encerrando o evento foi servido um coquetel aos presentes ao evento.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES