Educação Contextualizada foi tema de Debate no Brejo da Fortaleza

Educação Contextualizada foi tema de Debate no Brejo da Fortaleza

Professor Dr.Elmo de Souza Lima realizando a II Oficina | ASCOM
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Escola Municipal Liberato Vieira, localizada no Brejo da Fortaleza, realizou a II Oficina de Educação Contextualizada no Semiárido, sobre orientação do professor Dr. Elmo de Souza Lima, do Centro de Ciências da Universidade Federal do Piauí (UFPI), e a professora Maria Luiza de Cantalice, Coordenadora do Semiárido da SEDUC e membro da Rede de Educação do Semiárido Brasileiro (RESAB), participaram ainda a Supervisora de Ensino da SEMED Ipiranga Francisca Gomes, a Professora Claudia Mota Secretária Executiva do Conselho Municipal de Educação, Professores da Escola Municipal 13 de maio de Furta-lhe a Volta.

A II Oficina começou com a apresentação do vídeo que questiona o modelo de escola tradicional focado numa formação conteudistas. Logo após foi realizada uma reflexão sobre esse vídeo com a participação de professores e alunos da escola.

A proposta da Educação Contextualizada é uma escola construtora de conhecimentos que, na interação com as comunidades, ajudem a transformar o Semiárido. Por isso, uma escola intérprete da realidade local, que fortaleça a identidade das pessoas e comunidades, que respeite a cultura, preserve o meio ambiente e promova um desenvolvimento sustentável. Isso já acontece na Escola Municipal Liberato Vieira, são frutos de um trabalho que se iniciou com a participação do Professor Dr. Elmo de Souza Lima que propôs a direção da escola na pessoa da Professora Reginalda Alves e sua equipe que abraçou essa ideia e hoje colhe os frutos dessa metodologia.

O Professor Elmo Lima ficou muito satisfeito com os resultados alcançados pela escola com a educação contextualizada com semiárido onde tanto professores, alunos, pais de alunos e a comunidade da Localidade Brejo da Fortaleza tem se transformado, mudando a visão de abandonar o seu local e migrar para os grandes centros urbanos.

A Escola Liberato Vieira tem servido de exemplo no modelo de educação contextualizada com semiárido, no ano passado foram várias escolas realizando visitas ao Brejo da Fortaleza para conhecer um pouco dessa prática pedagógica que muda a vida daqueles que moram em regiões com poucos investimentos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES